InícioAtualidadeSociedadeOficial: Variante Ómicron já circula em Cabo Verde

Oficial: Variante Ómicron já circula em Cabo Verde

A variante Ómicron do novo coronavírus já está a circular em Cabo Verde, confirmou hoje a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, apelando ao cumprimento das medidas preventivas.

A presidente do INSP avançou, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), que em cerca de 300 amostras enviadas há alguns dias ao Instituto Pasteur, em Dacar, 87% deram resultado positivo para a variante Ómicron do novo coronavírus.

Na segunda-feira, o diretor nacional de Saúde, Jorge Barreto, já tinha avançado a possibilidade de ser a nova variante a causa do “descontrolo epidemiológico” em Cabo Verde nos últimos dias.

“Muito provavelmente a variante Ómicron já está a causar todo este descontrolo epidemiológico, embora ainda não tenhamos a confirmação laboratorial, que é que nos falta para fechar essa hipótese mais do que provável”, disse o porta-voz do Ministério da Saúde, na habitual análise à situação epidemiológica no país.

Tal como a presidente do INSP, o diretor nacional de Saúde pediu às pessoas para tomarem as medidas necessárias para se protegerem, bem como aderirem cada vez mais à campanha de vacinação no país.

Nos últimos 14 dias, Jorge Noel Barreto confirmou a “piora significativa” do número de casos, com uma taxa de incidência acumulada de 810 casos por 100 mil habitantes, muito superior aos 25 casos por 100 mil habitantes registados no mesmo período anterior.

No mesmo período, a taxa de positividade foi de 21,2%, muito maior do que 1,8% nos 14 dias anteriores, e a taxa transmissibilidade foi de 2,52, com um amento em cerca de oito vezes dos casos novos entre os dois períodos.

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

three × three =

NOTÍCIAS RECENTES

Publicidade

spot_img

MAIS LIDAS