InícioIgrejaConheça todas as nomeações das Dioceses de Mindelo e Santiago 

Conheça todas as nomeações das Dioceses de Mindelo e Santiago 

Os bispos das dioceses de Mindelo e de Santiago, dom Ildo Fortes e Dom Arlindo Furtado, respectivamente, acabam divulgar as nomeações para o novo ano pastoral nas respectivas dioceses. Conheça as todas as mudanças e nomeações: 

Diocese de Santiago 

Ilha da Brava: 

Frei José Garcia de Barros é o novo pároco da ilha com duas paróquias sob a sua responsabilidade: São João Baptista e Nossa Senhora do Monte. Frei José substitui no cargo o seu confrade Frei Odair que foi transferido para a Cidade da Praia como novo Guardião do Convento dos Capuchinhos nessa cidade. De partida da Brava está também o Frei Matias Silva, até agora vigário paroquial, que foi eleito Ministro Custódio dos Capuchinhos. 

Ilha do Fogo 

A paróquia de Nossa Senhora da Ajuda nos Mosteiros continua sob a responsabilidade do padre Egídio Santos que tem como colaborador e vigário o padre Manuel Garcia e o diácono José Maria. Egídio que era Vigário Forâneo para a região pastoral Fogo e Brava deixa o cargo para o padre José Spínola que também continua pároco de Santa Catarina do Fogo. José Spínola terá como colaborador o diácono Carlos Xavier. 

Já a paróquia de São Lourenço continua sob a responsabilidade do Frei Paulino Silva e passa a ter como colaborador para além do Frei Orféo também o Frei Higino Rocha que se ocupará também da Capela de Nossa Senhora do Socorro. 

Ilha de Santiago

A ilha de Santiago conhece maior movimentação nas suas 15 paróquias. 

A paróquia de Santo Amaro vai ter um novo colaborador na pessoa do padre Bruno Varela que substitui no mesmo cargo o padre José Cabral. José Cabral, por seu lado, passa a ser vigário paroquial em Tira Chapéu, Paróquia de São José onde é pároco desde a sua criação, o padre José Eduardo que agora é também o vigário forâneo da região Santiago Sul e Maio para além de ser o Diretor da Escola de Formação Cristã da Diocese.  

Em Santa Catarina, interior de Santiago, também há mudanças e a entrada de um novo pároco, o padre Esmeraldo Borges. O padre Angelino Coelho deverá seguir para o doutoramento em direito civil e fica dispensado do múnus de pároco.

São Salvador do Mundo terá como novo pároco o padre Lourenço Moreira que termina a licenciatura em Direito Canónico em Lisboa e volta para a Diocese. 

Já na Cidade da Praia a grande novidade vai para a saída do padre João Ausgusto Martins da paróquia de São Paulo Apóstolo. Para o seu lugar foi nomeado o padre Irineu Correia, depois de voltar dos estudos de Roma. 

O padre Cesandro Sequeira deixa São Domingos e passa a ser vigário da paróquia de Imaculada Conceição em Achadinha. 

O padre José Álvaro foi nomeado delegado do Bispo para os diáconos permanentes. 

Diocese de Mindelo 

A Diocese de Mindelo também conhece movimentações para o novo ano pastoral. Eis as escolhas de Dom Ildo Fortes: 

 Santo Antão

A paróquia de São João Paulo II em Ribeira das Patas vai ter um novo pároco, frei Domingos Alves (Frei Lino) que substitui no cargo o Frei José Pires que continua pároco de São João Baptista   

São Vicente 

O Padre Rui Pedro, fdp (Orionita), com o indulto de Exclausturação concedido pelos seus legítimos superiores para o serviço daquela diocese até 25 de março de 2023, é nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Santo António e Colaborador das Paróquias de Nossa Senhora da Luz e de São Vicente. 

Já o recém ordenado padre Hernâni Dias é nomeado Colaborador da Paróquia de São Vicente, Assistente Espiritual da Comissão Diocesana da Pastoral Universitária e Coordenador do Secretariado Diocesano da Comunicação Social, mantendo as funções de Prefeito do Seminário Diocesano Cristo Bom Pastor. 

São Nicolau

O frei Hipólito Barbosa deixa a ilha do Fogo e passa a ser Vigário Paroquial de São Francisco de Assis, Tarrafal de S. Nicolau. 

TN – Redação

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

fifteen + nineteen =

NOTÍCIAS RECENTES

Publicidade

spot_img

MAIS LIDAS