22
Ter, Set

Rúbrica do Domingo: Conheça Diamantino Correia um Jovem Psicólogo preocupado com o aspeto social e um “super apaixonado” pela Rádio

Rubrica
Tipografia

Dimantino Correia, ou simplesmente “Diamas” como é conhecido, é um Jovem psicólogo, natural da ilha do Fogo, preocupado com o lado social e que muito cedo se destacou nas lideranças comunitárias.

Do associativismo ao papel da juventude na sociedade, da política à comunicação, “Diamas” aborda vários assuntos na conversa que teve com a Rúbrica do domingo.

Confira.

1 – Quem é Diamantino Correia?

Diamantino, é um Jovem nascido na ilha do Fogo, no interior de São Filipe , mais concretamente localidade de Curral Grande. Nasceu numa Família humilde, e percebeu desde cedo que tinha que lutar para que pudesse ser “alguém” na vida.  Dedicou aos estudos, sempre  focado num, futuro melhor . Psicólogo de formação, reside de momento na Cidade da Praia, onde trabalha na Administração da Empresa Secil Cabo Verde e também é fundador e Gestor da Rádio Web Curral Grande. Defino-me como uma pessoa, humilde, simpático, interativo, dinâmico, alegre e sempre de bem com a vida.

2 - Na verdade, sempre foste um membro ativo na tua comunidade, aliás de uma forma geral na sociedade. O que é que te impulsiona a lutar pelo bem comum?

Ainda na fase da adolescência surgiu em mim de forma natural, uma capacidade de liderança, pois, sempre liderava grupos de amigos, e com o passar do tempo, ficou mais evidente tal capacidade, sobretudo a vontade de ajudar os outros, sem qualquer tipo de recompensa. É um regozijo para mim poder contribuir pela minha comunidade e sociedade de uma forma geral. Sinto -me bem e feliz , quando faço algo de útil para os outros, pois, não há gratificação maior.

3. Qual a tua ideia/visão do associativismo em Cabo Verde? Achas que cada dia os jovens tendem a lutar pelas causas sociais?

O associativismo é fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Cabo Verde , sendo um País pobre, valorizar o associativismo pode ser mais um factor importante no combate  a pobreza. De um modo geral, somos um povo que valoriza e muito, associar -se para atingir um determinado fim. Penso que os jovens , estão cada vez mais, interessados em compreender e responder os problemas que afectam a nossa sociedade. Se repararmos, hoje há muitos grupos e associações criados pelos jovens com o objectivo de responder as demandas Sociais. Lembrar também que os jovens estão mais preparados e cientes a tudo que passa ao seu redor, sobretudo, com a massificação dos meios de comunicação, que têm contribuído para que os jovens exercem o seu papel importante para a sua comunidade.

4. O que significa ser jovem para ti?

 Ser jovem é estar inserido numa sociedade, preocupando- se com toda a esfera que a compõe, social, familiar, religiosa, política, económica, entre outros. A fase da juventude é a mais importante na vida de um ser humano.. Deixar passar despercebida, sem interessar em coisas importantes que nos rodeiam, é sobreviver e não viver. É nessa fase que se ganha tudo, mas também se perde tudo.

5. És também fundador da Rádio Web Curral Grande. Como surgiu esta ideia e qual é o objetivo da Rádio?

A Rádio Web Curral grande é a realização de um sonho antigo. Desde a mais tenra idade que sou um apaixonado pela Rádio. Mesmo com a evolução  dos meios de comunicação, a Radio continua a ser a minha paixão. O bjectivo é fundamentalmente manter a ligação com a nossa comunidade na diáspora . Queremos evoluir e continuar a permitir que a nossa diáspora , se sinta em casa, mas também dar a voz a todos os caboverdianos, em especial, é claro , a ILHA DO FOGO.

6. Quais os teus maiores sonhos?

Ver um Cabo Verde melhor, com mais e melhor oportunidades, igualdade de tratamento, menos pobreza possível, mais união e mais amor, para que todos e sem exceção, possam desfrutar da Morabeza deste País.

7. Pelo que sabemos és também membro Fundador do movimento da Sociedade Civil "LABANTÁ DJARFOGO". Como jovem, o que pensas da política no país, sobretudo naquilo que se refere a bipolarização (MpD/PAICV)? Os jovens ainda acreditam nestes dois maiores partidos de Cabo Verde?

Infelizmente hoje, há uma descrença da parte dos jovens nos dois maiores Partidos políticos de Cabo Verde. Hoje é mais difícil os jovens serem enganados, ou  pelo menos, percebem mais facilmente o quanto estão sendo enganados. Penso que é mais do que hora, de nós jovens deste País começarmos a ser protagonistas do desenvolvimento que se quer para Cabo Verde, mas para isso, não tem que ser associado ao  PAICV ou MPD, importante é contribuir. Não basta, reclamar é preciso fazer a nossa parte.

O Movimento da Sociedade Civil “ LABANTÁ DJARFOGO”  surgiu neste sentido , de dar voz à comunidade foguense, pois, a insatisfação é grande, tendo em conta o descaso dos dois maiores partidos políticos para com a ilha. A posição que a nossa ilha se encontra neste momento, quanto ao índice de desenvolvimento não nos orgulha, e como Foguense não podemos calar perante a situação.

 8. Que pensas da forma de fazer política em Cabo Verde?

Para ser sincero é uma TRISTEZA . Penso que é urgente melhorarmos, sob pena de aumentarmos “ desinteressados” num aspecto fundamental para o País. Para que se decida o rumo do País, é preciso que haja participação. Entretanto, certas atitudes podem afastar a geração vindoura.  Ainda é tempo, de assumirmos que a forma “baixa” de fazer política em Cabo Verde, tem prejudicado o seu desenvolvimento, como também, afastado muitos jovens da vida politica. Há que fazer política com elevação, respeitando as diferenças, pois, cada um faz a sua escolha , mas todos somos importantes.

9. Que palavras deixas aos jovens que, de uma forma ou de outra, estão “perdidos”, sem esperança, no desemprego ou enfrentado sérias dificuldades na vida?

Que todos acreditem nas suas capacidades e potencialidades . As coisas não estão fáceis, nunca foram e jamais serão. É importante sairmos da nossa zona de conforto, em busca de realização dos nossos sonhos. Busque a força interior , motive a si mesmo, e faz o seu caminho. Acredite sempre que és capaz e tenha a certeza que tudo se  simplifique!!

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS