23
Qua, Set

Sabe mesmo usar máscara? Troca-a com que frequência? Especialista explica

Saber Mais
Tipografia

Para começar o tempo de utilização da máscara depende do material da mesma.

As máscaras de tecido reutilizáveis devem ser trocadas de duas em duas horas, por exemplo, revela um artigo publicado na CNN Brasil.
De acordo com a infectologista Rosana Richtmann, o tempo de uso de determinada máscara é diferente segundo o material de confeção do acessório.
Adicionalmente, a médica conta à CCN que quanto mais a pessoa falar, mais rapidamente o acessório ficará repleto de partículas salivares e consequentemente de humidade, o que incita a sua troca.
"Não sabemos exatamente quanto tempo é que o vírus sobrevive no tecido. Por ser um material mais poroso, eu diria que no mínimo permanece por umas quatro horas. Mas deve ser mais do que isso", afirma Richtmann.

O momento crítico da troca
Ao trocar a máscara é de extrema importância não por as mãos no tecido, já que este pode estar infetado com o novo coronavírus SARS-CoV-2. É fundamental que puxe apenas pelos elásticos presos atrás das orelhas.
Se não tiver um caixote do lixo à disposição ou não puder lavá-la no momento, deve segundo a CNN colocar a máscara num envelope de papel e guardá-lo no bolso, mala ou mochila.
Entretanto, pode lavá-la com água e sabão ou detergente. Pode, como medida adicional, passar a máscara a ferro, isto porque as temperaturas elevadas podem inativar o vírus.
E se espirrar, Richtmann alerta que depois deve também trocar a peça de proteção.

TN com Noticias ao Minuto