23
Qua, Set

Sofre de insónias, luta para adormecer? Coma estes quatro alimentos

Saber Mais
Tipografia

Infelizmente dormir uma noite de sono longa e reparadora não é para todos...

Dormir bem normalmente requer seguir estes passos: ter uma almofada suave e de boa qualidade e um quarto escuro (ou pelo menos pouco iluminado) com uma temperatura ambiente relativamente fresca.

Contudo, e para alguns de nós, mesmo quando todos estes elementos estão operacionais o sono não ocorre tão fácil e tão celeremente quanto gostaríamos.

Sobretudo, quando somos assolados por sentimentos de stress ou de ansiedade, somos afetados pelo ruído inerente às grandes cidades e por vezes, até aquilo que comemos interfere na qualidade do sono. Sabia?

Eis, de acordo com a publicação Gulf News, quatro alimentos ricos em nutrientes que deve comer à noite para ter um sono reparador:


1. Kiwi
Com mais vitamina C do que a laranja, comer apenas um ou dois kiwis de tamanho médio pode ajudá-lo a adormecer mais rapidamente e a dormir durante mais horas. Este fruto é rico em serotonina e em antioxidantes. Ambos estes químicos são altamente benéficos para a saúde e qualidade do sono.


2 Amêndoas

As amêndoas estão repletas de melatonina, a hormona que regula o ciclo do sono. Consumir apenas 33 gramas deste fruto seco fornece ao organismo magnésio e cálcio suficiente para relaxar os músculos e ajudar a dormir melhor.

3. Batata doce

Os hidratos de carbono complexos presentes na batata doce ajudam a promover a sensação de saciedade. Adicionalmente, esta variedade de batata em particular inclui ainda níveis elevados de potássio, um mineral que contribui para o relaxamento muscular.

4. Peixe gordo

Peixes gordos como o salmão, sardinhas e atum também promovem a qualidade do sono devido à sua composição rica em ácidos gordos ómega 3, que regulam a hormona do sono serotonina. Contêm ainda a 'vitamina do sol' (vitamina D), outro nutriente que induz a sonolência.