21
Ter, Jan

Esta tarde/noite veja o primeiro eclipse lunar de 2020

Saber Mais
Tipografia

O primeiro eclipse lunar de 2020 será do tipo penumbral e acontece hoje, sexta-feira (10). Será visível em todo o território nacional.

 

Visível de verdade na Ásia, Europa e na maior parte da África, o eclipse do dia começará às 18h16 no horário de Cabo Verde e continua até as 20h12, cerca de duas horas de eclipse. 

No mapa abaixo, pode conferir as regiões de visibilidade deste eclipse:

Um eclipse penumbral não mostra a Lua sendo realmente encoberta pela sombra da Terra. Este tipo de eclipse acontece quando o satélite natural passa na parte externa da sombra do nosso planeta (a chamada penumbra), então parte da luz solar continua atingindo a superfície lunar, que permanece iluminada durante o eclipse, ainda que em intensidade menor. Dessa maneira, a Lua não apresenta aquele tom avermelhado e bastante escuro que vemos em eclipses totais; ela fica apenas um pouco menos brilhante no céu.

Na imagem abaixo, pode comparar como fica o aspecto da Lua em um eclipse total, parcial e penumbral:

Quem estiver nas regiões que favorecem a visualização do fenômeno, verá o sombreamento da Lua começando pelo seu lado esquerdo. Por volta da metade do eclipse, a parte inferior da Lua parecerá "borrada". O processo completo do eclipse penumbral dura cerca de uma hora, quando a Lua voltará ao seu estado normal.

 

 

TN - Redação