10
Ter, Dez

O que é a UNESCO e qual a sua função

Saber Mais
Tipografia

Criada após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 com apoio decisivo dos EUA, a UNESCO não está entre as entidades mais poderosas da ONU, como é o caso do Conselho de Segurança, que determina por exemplo quando e onde operações de paz com uso de efetivo militar devem ocorrer. 

 

Em 2019, a UNESCO possui 195 países associados, e afirma que tem como objetivo fortalecer os laços entre eles para que suas populações tenham educação de qualidade, vivam em ambientes culturais ricos e diversos com liberdade de expressão e se beneficiem de avanços científicos. 

O orçamento da Unesco para o biénio de 2016 e 2017 foi de 667 milhões de dólares. A função mais notória da agência é determinar o que é considerado Património Mundial e que, idealmente, deve ser objeto de cuidado prioritário por governos e sociedade civil.  

A Grande Barreira de Corais na Austrália é um desses casos. Em Cabo Verde, a Cidade Velha, desde 2009, é exemplo de património da humanidade. 

Apesar do peso simbólico, a concessão desse status significa pouco em termos de apoio material por parte da ONU para a preservação. Além dessa curadoria, a UNESCO é responsável por uma série de iniciativas que incluem concessões de bolsas de estudos e programas de alfabetização, por exemplo.