17
Qui, Out

5 Coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

Saber Mais
Tipografia

O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

A psicóloga Sonja Lyubomirsky explica no seu livro “The How of Happiness: A New Approach to Getting the Life You Want” que a felicidade depende 50% da genética, 10% das circunstâncias e os 40% restantes dependem apenas da vontade de cada um de nós em mudar.

Enquanto alguns esperam a felicidade bater à porta, outros preferem correm atrás do que faz bem. Se fazes parte do segundo grupo, vê esta lista que preparámos!

1. Desenhar comidas

Não há dúvida de que um belo pedaço de pizza pode deixar-nos mais feliz. Mas talvez o facto de não ser um alimento lá muito saudável, além de ter uma grande quantidade de calorias, pode acabar com a alegria na mesma proporção.

No entanto, existe uma alternativa muito mais saudável para deixar você feliz: desenhar! Por mais estranho que pareça, um estudo publicado no Journal of Behavioral and Brain Science descobriu que desenhar comidas calóricas – como um bolo ou uma pizza – ou doces pode melhorar o sentido de humor.

E não importa se estás ou não com fome, os investigadores desvendaram que o impacto positivo da imagem no sentido de humor depende de outros fatores. Já estás com papel e caneta na mão?

2. Ser otimista e realista

Não basta apenas acreditar num futuro melhor ou ser realista sobre a tua vida. A psicóloga Sophia Chou defende que as pessoas mais felizes são aquelas que conseguem equilibrar o otimismo e a realidade.

Os chamados “realistas-otimistas” são a combinação perfeita dos tipos de personalidade que podem levar alguém ao sucesso. Ao contrário dos idealistas, as pessoas com este perfil de personalidade desejam encarar situações desafiadoras com a clareza da realidade e, para isso, usam a criatividade e o seu lado mais positivo para resolver os problemas e ser mais feliz.

3. Sujar as mãos

Talvez isso explique porque as crianças parecem tão alegres e satisfeitas quando reviram a terra em uma brincadeira qualquer. Um estudo buscou entender porque ficamos tão felizes ao sentirmos o cheiro de terra molhada de chuva e descobriu que existe uma bactéria no solo que tem a capacidade de produzir efeitos semelhantes aos antidepressivos.

A pesquisa sugere que a bactéria Mycobacterium vaccae estimula a libertação de seratonina no cérebro e sabe-se que baixos níveis de seratonina podem causar depressão. P

4. Trabalhar com flores

Se algum dia pensares largar tudo e mudar de profissão, considera a possibilidade de ser florista ou jardineiro. Talvez por influência da mesma bactéria que comentamos no tópico anterior, os profissionais que trabalham com flores e plantas foram considerados os mais felizes pela organização vocacional City and Guilds.

Entre os pontos positivos da profissão, mais de 80% dos floristas e jardineiros entrevistados revelaram que consideram o seu trabalho útil e recompensador, além de se sentirem reconhecidos e afirmarem que as suas habilidades são exploradas diariamente.

5. Arrumar a cama

Queres ser feliz de uma maneira rápida e simples? Então arruma a tua cama!

Gretchen Rubin, criadora do The Happiness Project, defende que arrumar a cama é “um dos passos mais fáceis e rápidos de cultivar um sentido de ordem” e, segundo a mesma, a organização contribui para a paz interior. Ao fazer a cama, recuperamos a sensação de controlo e sentimo-nos mais leves, defende a profissional.

Graham Hill, fundador do TreeHugger.com, sugere uma atividade com efeito semelhante. De acordo com a sua palestra TED, é preciso esvaziar o quarto. Quanto menos coisas estiverem a ocupar espaço, mais feliz serás.

Fonte: www.juvenil.net