18
Qui, Jul

O vídeo que mostra 2.400 anos de história dos líderes europeus

Saber Mais
Tipografia

 Do Império Romano à dominação nazista, linha do tempo registra imperadores, reis e presidentes de um continente que viveu intensas mudanças políticas 

Não dá para ser mais mastigado que isso: 2400 anos de história dos governantes europeus foram condensados em 20 minutos de vídeo no YouTube.

 

O vídeo começa no ano 400 a.C., quando Breno governava um dos povos celtas gauleses que viviam onde hoje fica a França. No outro extremo, estava o “rei dos reis” Artaxerxes II, da Pérsia, cuja extensão territorial compreendia o que hoje é a Turquia e parte da Grécia e Romênia.

A animação avança ano a ano. Entre cerca de 200 a.C. e 300 d. C. pode-se visualizar a notável expansão do Império Romano, dominando de grande parte da atual ilha da Grã-Bretanha até a atual Turquia.

Entre parte dos séculos 17 e 19 é interessante observar como as atuais Alemanha e Itália aparecem divididas em diversos pequenos estados. Os dois países concluíram suas unificações oficialmente em 1871.

Para além dos nomes de governantes, o timelapse do mapa histórico permite ver o quanto mudaram as fronteiras dos países europeus ao longo do tempo. Olhar apenas para o período do século 20 já mostra uma grande quantidade de mudanças, especialmente na Europa Central e Leste.

O vídeo é de autoria do usuário do YouTube Cottereau. Em janeiro, ele publicou um vídeo em que mostra um timelapse dos estados, territórios e populações da Europa. 

 

TN - Redação