19
Dom, Mai

Como salvar um livro molhado em 4 etapas

Saber Mais
Tipografia

 Especialistas em conservação de biblioteca universitária americana formularam um passo a passo para recuperar páginas danificadas

 

Molhar um livro está entre os acidentes mais desoladores que podem se abater sobre um bibliófilo. Mas, felizmente, nem todo livro molhado é um caso perdido.

Um vídeo produzido pela biblioteca da Universidade de Syracuse, localizada no estado de Nova York, nos Estados Unidos, e divulgado em abril de 2016, instrui por meio de um passo a passo como recuperar um livro que foi danificado por um líquido.

O Terra Nova organiza abaixo, em quatro etapas, o que recomendam os especialistas em conservação da biblioteca.

Passo 1:

Cobrir capa e contracapa com folhas de papel toalha e pressioná-las gentilmente contra o livro, para que absorvam a umidade.

Inserir mais folhas de papel toalha, secas, no meio do livro, tomando o cuidado de não abri-lo num ângulo maior que 90º. Com a lombada molhada, abrir mais do que isso provocará rachaduras. A recomendação é que as folhas sejam colocadas a cada 10 ou 20 páginas, se certificando de que estejam a cobrir a página inteira.

Passo 2: Pressionar novamente o livro, com cuidado, posicionando-o em pé sobre uma superfície, abrir o livro deixando espaços entre suas páginas.

Passo 3: Colocar um ventilador diante dele, ligá-lo no mínimo e deixá-lo secando de um dia para o outro, ou até que esteja seco

Passo 4: Por último, para aplanar as páginas, é preciso pressionar o livro entre duas tábuas, colocando um peso em cima. O vídeo sugere colocar tijolos e deixá-lo assim, pressionado, de um a dois dias

OBS: Caso não tenha tempo de fazer todo esse processo após o livro molhar, o procedimento indicado é colocá-lo o mais rápido possível dentro de um sacode  plástico hermeticamente fechado e levá-lo ao congelador.

Assim, evita que o livro seque naturalmente à temperatura ambiente e as páginas fiquem onduladas e deformadas. Ao tirar o livro do congelador, pode então seguir as etapas acima recomendadas pelos especialistas. 

Veja voce mesmo o video: