24
Qua, Abr

18 anos de Wikipedia. Oito perguntas e respostas para a conhecer melhor

Saber Mais
Tipografia

A Wikipedia é a maior enciclopédia on-line com conteúdo aberto que se baseia em doações de usuários. Muitos de nós usamos a Wikipedia para pesquisar e investigar acerca das mais de 35 milhões de entradas, em cerca de 280 línguas. Com esses números, a Wikipedia é a maior enciclopédia já escrita nascidas em 2001

 

A Wikipedia é um projeto que é apoiado (e hospedado) pela Wikimedia Foundation em San Francisco, uma fundação sem fins lucrativos que tem que empregar recursos significativos para manter ativo o site que entra na lista dos "top ten" mais visitados do mundo.

O projeto da Wikipedia foi lançado por Jimmy Wales e Larry Sanger num dia como hoje, 15 de janeiro, mas de 2001, inicialmente em inglês mas logo depois apareceu a versão multilíngue.

Mas o que significa "Wiki"?

Wiki é um termo de origem hawaiana que significa "rápido", que identifica um tipo de site na internet que permite a criação e edição de páginas multimédias através de uma interface simples, muitas vezes utilizável mesmo sem ter qualquer conhecimento de programação.

Mas como é que exatamente a Wikipedia funciona?

Wikipedia é uma enciclopédia generalista, participativa, onde é possível encontrar vários tópicos e, ao contrário de uma enciclopédia tradicional, Wikipedia não tem uma equipa editorial e as páginas podem ser editadas por qualquer pessoa, sem controlo prévio. Naturalmente, essa liberdade expõe a plataforma a riscos de imprecisões ou vandalismo.

Quem pode inserir ou modificar o conteúdo?

Qualquer um pode colocar conteúdo ou propor alterações (revisões) para os já existentes, é possível fazê-lo mediante um prévio registro ou anonimamente, a única exigência é o respeito pelas diretrizes que em síntese se comprometem a: evitar preconceitos, permanecer imparcial, respeitar os direitos autorais, não usar wikipedia para fins promocionais ou para desacreditar alguém ou alguma coisas e, acima de tudo, respeitar os outros usuários colaboradores. Excepção feita a pouquíssimas páginas protegidas, cuja modificação, por razões técnicas, é permitida apenas a usuários auto-validados ou, ainda mais raros, apenas a administradores.

Como estabelecer a confiabilidade das fontes? (quem controla o que se escreve?)

A Wikipedia não possui um mecanismo central que analisa, portanto, em princípio, todos os outros colaboradores devem verificar se alguém escreveu uma imprecisão ou se alguém "vandalizou" uma rubrica. Nesses casos, está prevista bloqueios temporários por administradores (um pouco como acontece no hóquei quando um jogador comete faltas perigosas) também os usuários voluntários que são "credenciados" recebem a confiança dos outros usuários. Os administradores realizam operações como:

- proteger as páginas

- mover arquivos

- excluir e restaurar arquivos

- atribuir funções aos usuários e gerir blocos.

- remover dados sensíveis, insultos ou blasfêmias.

A Wikipédia é uma enciclopédia livre, mas como ela é confiável?

Não é simples a resposta a esta pergunta, embora a Wikipedia seja usada (citada) pela imprensa e pelos media, além de ser fiel colega de classe para muitos estudantes de todo o mundo. Deve-se sempre ser cuidadoso se as fontes não forem mencionadas claramente ou se estiverem faltando "autoridade" ou "credibilidade" (reputação).

Wikipédia e religiões

No portal wikipedia há uma seção dedicada às religiões do mundo onde se pode ver textos e aprofundamentos teológicos, espirituais, místicos, esotéricos sobre as religiões mais difundidas e de valor cognitivo do ponto de vista da ciência das religiões, fenomenologia, antropologia, filosofia, sociologia e psicologia.

Qual é a diferença entre a Wikipedia e a Cathopedia?

A Wikipedia, como já dissemos, é uma enciclopédia online gratuita e generalista, onde pode-se encontrar todo tipo de assunto, incluindo uma seção dedicada às religiões. Cathopedia é um projeto nascido em 2006 e desenhado por don Paolo Benvenuto e funciona como a Wikipédia, mas tem duas diferenças importantes: é monotemática e com autoridade. A Cathopedia foca nos conceitos do catolicismo e da igreja com 14.500 rubricas.

O que acontecerá à wikipedia no futuro?A Wikipédia continua sendo um dos seis sites mais clicados do planeta, embora nos últimos anos os contribuintes, que são predominantemente masculinos e ocidentais, tenham diminuído (declínio de 30%). No futuro, a enciclopédia digital mais difundida provavelmente será orientada para uma abordagem mais social e se abrirá mais para o campo didático, concorrendo para se tornar o líder da competência informativa.