14
Sex, Dez

Ser voluntário: um compromisso que muda a vida

Saber Mais
Tipografia

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro Curriculum Vitae, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

 

Dá de ti 

A primeira coisa deves dar numa atividade de voluntariado é dar toda a energia que armazenas dentro de ti! Quando te entusiasmas com uma causa, a tua energia contagiará os outros. Vais sentir-te mesmo bem com o impacto que uma atitude positiva pode ter com os outros. 

Ajuda

Ser voluntário implica assumir todos os papéis. Podes ter de fazer altas tarefas num dia, super especializadas, mas depois no dia a seguir vais ajudar a arrumar umas caixas pesadas. A tua flexibilidade abrir-te-à portas para novas experiências e vai colocar os teus sentidos em alerta para todas as possibilidades de ajuda.

Imaginação e criatividade

Permitir que a tua mente se deixe apaixonar pelo seu sonho de fazer a diferença alimenta o espírito divertido em qualquer oportunidade de voluntariado. Angariações de fundo, eventos, redes sociais, atividades diferentes ... Deixa a tua mente voar! 

Trabalhar em equipa 

Por último, mas não menos importante, fazer parte de uma equipa é essencial quando se torna voluntário. O mundo raramente muda só com uma pessoa. São os esforços coletivos, de uma equipa comprometida, trabalhando juntos que fazem a diferença. Procura conhecer outros voluntários, respeita todas as opiniões e sê compreensivo. Só assim, em equipa, conseguirão algo maravilhoso, que acrescentará (e muito) valor à tua vida!