19
Seg, Nov

Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

Saber Mais
Tipografia

Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

 

Sans Forgetica apresenta falhas ou ‘cortes’ nas próprias letras, com um nível de inclinação sete. Os cientistas garantem que essas caracteristicas tornam as palavras mais difíceis de ler, sendo paradoxalmente essa caraterística que as torna tão inesquecíveis, aumentando dessa forma a capacidade de decorar o que foi escrito.

A professora catedrática de marketing Janneke Blijlevens, docente na RMIT, disse: “Quando queremos aprender algo e recordar, é sempre bom que exista algum tipo de obstrução adicional no processo de aprendizagem, porque quando algo é demasiado fácil não deixa um traço de memória”.

“No entanto,se algo for demasiado difícil não deixa igualmente um traço de memória. Como tal é preciso encontrar o equilíbrio”.

Durante várias experiências, os investigadores mostraram notas escritas a 400 estudantes – algumas escritas em Sans Forgetica e outras em Arial. Os resultados revelaram que enquanto 50% dos indivíduos se recordava das notas escritas em Arial, 57% lembrava-se das notas elaboradas com o tipo de letra Sans Forgetica.

O professor de tipografia, Stephen Banham, que ajudou a desenvolver este tipo de letra , afirmou: “A mente procura completar naturalmente estas formas e ao fazer isso desacelera o processo de leitura e despoleta a memória”.

A letra está disponível para download gratuitamente no site do RMIT. Vamos ser se decoramos tudo?