22
Qui, Out

O BESTIÁRIO DA NOVA MÚSICA CABO-VERDIANA: A BICHARADA DOS MC CRIOULOS.

Opinião
Tipografia

Uma camada de MCs da música cabo-verdiana, sobretudo jovens com tendências para afrobeat, funk e pop trazem para a realidade musical em Cabo Verde uma nova forma de fazer música, contando letras e coreografias vão buscar no mundo animal a sua inspiração. São jovens das preferias, sobretudo da Cidade da Praia cujo beat ea dança tem encantado outros jovens das suas gerações.

É corriqueiro ouvir nas bocas, e ver nos pés o modo como os mais pequenos e mais graúdos se sentem atraídos com esta nova forma de música. É possível ouvi-la de cutelo em cutelo.

Para só mencionar alguns nomes de animais de vários reinos da zoologia que puseram a dançar a música cabo-verdiana. Ultimamente foi chamado para dançar essa nova moda o senhor coelho por Mc Prego Prego.

O que parece o senhor coelho andava a dormitar durante a quarentena e foi acordado para dar uns passos de dança, imitando a forma como procria com a senhora coelha. E parece que está gostando. E o rito é “Ó ki tudo passa uns ta dou sima coedjo”.

De Tira-chapéu foi o MC Vati, conhecido agora como peixeiro-ligeiro chamou o camarão para a dança… E não é que o camarão gostou da nova dança, mas uma coisa única que receia é da mesa dos gulosos - os amantes de arroz com marisco. Só para dizer que ele chamou muita gente na letra (até Tibaron), mas baseada também nas matreiras ligeiras da Cidade da Praia que ficou com ciúmes.

Tranka-Fulha que não tem papas na língua (esconjurámos como más-línguas que diziam que fez má-figura com a língua no Bem-vindos em Portugal) trouxe para a arena do caranguejo. Na dança do caranguejo este animal até adorou os passos, pena que não remedie as mãos entre as pernas… porque poderia atrapalhar a sua caminhada de lado… na passu de carangueju…

A bicharada é tanta que seduz música e passos de coreografias por uns vinte anos. Quem estão ansiosos por umas modinhas são umas baratas, umas formiguinhas, uns mosquitos e quem sabe se como moscas podem até ser convocadas… Como será o passo da barata? Haverá de esperar a bicharada! porque não há beat para todos e depois essa coisa de fazer beat e com dá muita confusão… Caros bichos não viram uma confusão entre MC Prego Prego e Djeison Lumi… Não queiram entrar na briga…
Ficam à espera da vossa vez sossegadinhos.

 

Texto com "sotaque irónico" do Professor Universitário Octávio Cândida - Publicado no Jornal Terra Nova com a sua permissão