21
Ter, Jan

A Economia Azul tornou-se uma política de crucial importância a nível cabo-verdiano, internacional e global. Está ligado às exigências de uma população mundial sempre em crescimento e, contemporaneamente, aos recursos naturais que não ser-nos-ão suficientes para satisfazer as nossas necessidades, se não mudarmos os critérios de fruição dos mesmos. 

O termo «magia» propriamente refere-se ao uso de meios não naturais de ação, prática e poética. É mágico o que não segue isso que são os princípios naturais de movimento. Assim, não é mágico que o sol surja no fim de todas as noites e, com ele, o dia; não é mágica a beleza das flores que são belas; não é mágica a bondade das pessoas que são boas. Tudo isto é bom e belo, mas não é mágico, porque nada disto é desconforme aos princípios de movimento do universo. O que tudo isto é é maravilhoso. Todavia, não é mágico.

«Declaro a decisão adoptada»: foi deste modo que a UNESCO anunciou a inserção da Morna no património da humanidade. A decisão foi anunciada na 14ª reunião anual do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Unesco que aconteceu recentemente na cidade de Bogotá, na Colômbia.

Mais artigos...