24
Qui, Jun

Papa convida sacerdotes a assumir fragilidades e evitar tentação de ser «super-homens»

Igreja
Tipografia

O Papa disse hoje no Vaticano que os sacerdotes devem assumir as suas fragilidades como “lugar teológico” e evitar a tentação de ser “super-homens”, falando numa audiência aos membros do Colégio de São Luís dos Franceses.

“A minha fragilidade, a de cada um de nós, é um lugar teológico de encontro com o Senhor. Os sacerdotes super-homens terminam mal, todos eles. O sacerdote frágil, que conhece as suas fraquezas e fala delas com o Senhor, esse irá bem”, indicou Francisco, numa intervenção divulgada pelo portal ‘Vatican News’.

A intervenção desafiou os padres a ser pessoas de esperança, cultivando o sentido de comunidade “numa sociedade marcada pelo individualismo, autoafirmação e indiferença”.

“Na vida comunitária, existe sempre a tentação de criar pequenos grupos fechados, de se isolar, de criticar e falar mal dos outros, de se julgar superior, mais inteligente”, advertiu.

Francisco destacou a necessidade de refletir sobre o sacerdócio a partir da comunidade católica, para “colocar Deus e as pessoas no centro das preocupações”.

Gratidão e sentido de humor foram outros dos conselhos do Papa.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS