22
Qui, Out

Santa Sé: Papa Francisco lança «Pacto Educativo Global»

Igreja
Tipografia

O Papa vai lançar esta quinta-feira um ‘Pacto Educativo Global’ através de uma mensagem de vídeo seguida de depoimentos de personalidades da Igreja e da Cultura, anunciou o Vaticano.

Após a sua intervenção, Francisco vai convidar personalidades e instituições de todo o mundo a subscrever “um pacto de incentivo à mudança, à escala global, para que a educação se transforme em criadora de fraternidade, paz e justiça”.

A iniciativa é promovida pela Congregação para a Educação Católica (Santa Sé), que reúne na Universidade Pontifícia Lateranense responsáveis de universidades e escolas de vários países, evento que pode ser acompanhado online através do portal do Vatican News e dos seus canais no Youtube.

O diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã em Portugal, Fernando Moita, disse à Agência ECCLESIA que este momento “é uma oportunidade para que todas as realidades educativas se conheçam melhor, dialoguem e, em conjunto, perspetivem e concretizem novas e ousadas maneiras de educar”.

“Qualquer ato educativo é uma relação de encontro, pelo que cabe à Educação dar as ferramentas que provoquem mudanças de mentalidade e conduzam a novas formas de vida centradas no valor da fraternidade”, realçou.

O tema da educação tem sido central nos ensinamentos do Papa Francisco que já repetiu várias vezes que “educar é um ato de esperança”, lê-se no site ‘Vatican News’.

Este evento retoma o apelo feito pelo Papa Francisco a 12 de setembro de 2019, quando disse que havia “necessidade de unir esforços e de criar uma aliança educacional”, reiterando, mais tarde, o convite aos embaixadores de todo o mundo, reunidos por ocasião do discurso ao Corpo Diplomático (9 de janeiro de 2020).

A pandemia obrigou ao cancelamento de eventos, “sem interromper o projeto”, informa o Vaticano.

A “Aldeia Global da Educação”, onde seriam apresentadas as experiências educacionais internacionais, foi transformada num espaço virtual com mais de 70 experiências educacionais no mundo inspiradas nos temas do Pacto: “Dignidade e direitos humanos, paz e cidadania, ecologia integral, fraternidade e desenvolvimento”.

TN com Informações da Agência Eclesia

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS