22
Ter, Set

Novas Paróquias poderão ser criadas na Diocese do Mindelo

Igreja
Tipografia

A Diocese do Mindelo deverá vir a ter, proximamente, novas paróquias. Esta garantia foi avançada pelo, o bispo D. Ildo Fortes. Sem avançar datas, o prelado deixou claro que, para se atingir esse objectivo é necessário reforçar o quadro de pastores, condição essencial para a criação dessas eventuais novas paróquias.

Ildo Fortes referiu ser preciso preencher, previamente, as necessidades das actuais divisões, destacando o facto de, recentemente, terem sido nomeados novos padres para Sal e São Nicolau, assim como um novo pároco para Boa Vista.

“Não será para tão breve mas estamos a pensar nisso (criação de novas paróquias). E as próximas serão, naturalmente, aqui em São Vicente e, eventualmente, na Boa Vista”, indicou D. Ildo Fortes, considerando que a família católica está a crescer ao nível de padres, e dando conta de que, no próximo dia 27 do corrente será ordenado, na sua terra Natal (Santo Antão) um novo sacerdote.

De acordo com o bispo de Mindelo, o Padre Francisco, de seu nome, “será mais um a engrossar a comunidade diocesana”, o mesmo acontecendo com mais um jovem “que acaba de chegar após formação em Roma, e que, nos próximos meses, irá ser ordenado”.

Além desses, indicou, há outros seminaristas a receber formação em diferentes cidades e países, nomeadamente em Sevilha (Espanha), em Lisboa e Évora (Portugal) em Roma (Itália) e no Brasil.

Ildo Fortes aproveitou, ao referir esta dinâmica da igreja católica cabo-verdiana, para chamar a atenção para a necessidade de se aproveitarem todas as oportunidades que surgem, mesmo em tempos de crise e de pandemia. “Nós temos de driblar a situação e ser capazes de ultrapassar os problemas com muita confiança, e continuar em frente. Estamos agora a pensar como arrancar com o novo ano pastoral e como organizar a nossa catequese, sempre em consonância com aquilo que é pedido para se evitar o alastramento do vírus mas sem hipotecar a nossa fé e as nossas actividades”, concluiu o bispo de Mindelo. 

TN com Informações da RCV

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS