23
Qua, Set

Solenidade de Nossa Senhora da Luz celebrado em Mindelo num formato diferente

Igreja
Tipografia

As festividades em honra à santa padroeira Nossa Senhora da Luz, celebradas esta terça-feira, 08, em São Vicente, que habitualmente juntam multidões na missa e na procissão, têm, este ano, um formato diferente devido à pandemia da covid-19.

No entanto, segundo o pároco da freguesia de Nossa Senhora da Luz, padre Lino, mesmo com as dificuldades imposta pela pandemia, elas também estão a permitir viver uma “nova experiência da fé”, sobretudo pelo cuidado de cada membro da família àqueles de maior risco.

“Então não podemos fazer aglomerações na procissão e na missa, como acontecia nos anos anteriores, com muita gente, não só da paróquia mas de toda a freguesia e da ilha, que se juntavam à volta da padroeira”, concretizou padre Lino, pelo que se buscou alternativas.

Uma delas, narrou, foi a caravana em honra a Nossa Senhora da Luz, que partiu na tarde de domingo, 06, da localidade de Salamansa e que, em três horas e meia de cortejo devocional sobre rodas, percorreu as principais artérias da comunidade paroquial, com a imagem de Nossa Senhora a desfilar numa viatura dos bombeiros municipais.

“Trazer a imagem até as pessoas, andando pelas ruas, comunidades e zonas da paróquia foi um momento em que a Igreja trouxe o conforto espiritual e deu oportunidade às pessoas nos seus bairros de fazer a devoção mesmo no contexto de pandemia que se vive”, concretizou padre Lino.

Da mesma forma, a Eucaristia solene, tradicionalmente realizada no largo da Igreja Matriz, este ano terá lugar esta terça-feira 08, às 17:30, no Largo Bom Pastor, em Fonte Filipe, ao ar livre, mas com lotação limitada.

No local será garantido um circuito de entrada, lugares marcados e desinfectante, sendo obrigatório o uso de máscaras.

“Pedimos às pessoas para acompanharem a celebração via Rádio Nova e página da Diocese no Facebook, pois ela terá um reduzido número de pessoas a assistir no local, devido à questão do distanciamento social, que estarão em representação das diversas comunidades da ilha”, concretizou o pároco de Nossa Senhora da Luz.

TN - Redação

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS