05
Qua, Ago

Dom Arlindo promove grandes mudanças entre os padres diocesanos. Conheça todas as nomeações

Igreja
Tipografia

Acaba de ser tornado público uma circular de Dom Arllindo Furtado, Bispo de Santiago, que dá conta de uma série de mudanças (desvinculações e nomeações) de serviços entre os padres diocesanos. 

 

Novos padres novos destinos 

Os 3 padres recém ordenados, padres Esmeraldo Borges, José Cabral e Paulo Lopes vão deixar as paróquias onde estiveram durante o pedido de diaconado, Santo Amaro Abade, Nosso Senhor do Mundo e Nossa Senhora da  Luz - Maio, respetivemente. Dom Arlindo transfere-lhes para outras paróquias todos como vice-párocos.

O padre Esmeraldo vai para Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Graça, na cidade da Praia, ilha de Santiago, com efeito a partir do dia trinta de agosto; 

o padre Paulo Lopes para Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, ilha de Santiago, com efeito a partir do dia vinte e três de agosto 

padre José Cabral para Vigário Paroquial da Paróquia de Santo Amaro Abade, ilha de Santiago, com efeito a partir do dia trinta de agosto.

Mudanças de párocos e vice-párocos 

Dom Arlindo promove uma autêntica dança de cadeiras entre os padres. O Terra Nova indica aqui as principais mudanças: 

- O Padre Boaventura Lopes, desvincula-se da Paróquia de Imaculada Conceição e Vigário Judicial do Tribunal Diocesano. Para seu lugar vai o Padre Alexandre Lopes, atual Pároco de Nossa Senhora da Luz, ilha de Santiago. 

- O  Bruno Alves Varela é nomeado Vigário Dominical da Paróquia de Santa Catarina, ilha de Santiago e  as anteriores tarefas no Seminário Diocesano de São José e na Comissão Diocesana para a Promoção dos Valores da Família. 

- O Padre Isaías Gonçalves substitui o Padre Boaventura como Vigário Judicial do Tribunal Diocesano continuando como pároco de São Nicolau Tolentino em São Domingos. 

- O Padre Janilson Correia Silva passa de Vice a Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, ilha de Santiago.  

- O Padre António Silves Ferreira (Padre Ima) deixa a Paróquia de Nossa Senhora da Graça e, tendo em conta a necessidade de uma investigação mais aprofundada da História da Igreja de Cabo Verde e o seu conhecimento por parte dos diocesanos e não só e  já na perspectiva da comemoração dos quinhentos anos da criação da Diocese de Santiago, em dois mil e trinta e três vai-se dedicar a esta História. Assume também as funções de Vigário Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na cidade da Praia. 

- O Padre Edson Bettencourt substitui o Padre Ima na  Paróquia de Nossa Senhora da Graça. Padre Edson continuará como Chanceler da Cúria Diocesana; Será coadjuvado pelos colegas Padre Esmeraldo BorgesPadre Samoel da Costa. Este último manterá, no entanto, as atuais tarefas no Seminário Diocesano de São José e no Secretariado Diocesano da Juventude;  

-  Para o terceiro pároco de São Filipe Apóstolo foi nomeado o Padre Elias Borges que deixa a ilha do Maio para onde segue o Padre Francisco Tavares Sanches

Colocação dos diáconos  

- O Diácono Cesandro Sequeira será o colaborador do Padre Isaías Gonçalves, na Paróquia de São Nicolau Tolentino.

- O Diácono João Paulino Garcia é nomeado colaborador do Padre Adérito Rodrigues, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. 

- O  Diácono Manuel Carlos Garcia vai ser colaborador do Padre Egídio Alves dos Santos, na Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, ilha do Fogo. 

 

TN - Redação 

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS