27
Dom, Set

DIREITO DE RESPOSTA À PEÇA NOTICIOSA PUBLICADA NO JORNAL TERRA NOVA A 29 DE JANEIRO DE 2020

Igreja
Tipografia

DIREITO DE RESPOSTA À PEÇA NOTICIOSA PUBLICADA NO JORNAL TERRA NOVA A 29 DE JANEIRO DE 2020

 

Reagindo à peça noticiosa Publicada no vosso jornal de 29 de janeiro de 2020, relativa à suposta abertura de um furo para a Fazenda da Esperança, o Gabinete do Ministério da Agricultura e Ambiente esclarece o seguinte:

  1. Desde a primeira hora, as estruturas do ministério engajaram-se em apoiar na realização dos propósitos da Fazenda da Esperança com várias intervenções, mas em nenhum momento se comprometeu em executar um novo furo para o seu funcionamento. Em vez disso, engajou-se em autorizar a disponibilização de um furo situado em João Varela, até então explorado pela ADS, para abastecimento público e ajudar a materializar o sistema de bombagem e distribuição de água.
  2. Assim, para a disponibilização de água à fazenda instalada num sítio distante da rede pública, foi contratada uma empresa para construir uma conduta que leva a água a cerca de 350m de distância, reabilitar um reservatório de betão, montar uma estação de bombagem e instalar mais três reservatórios de 5m3 para facilitar a distribuição da água às instalações e parcelas agrícolas. Cerca de 90% das obras já foram concluídas e para a sua finalização estão a ser mobilizados materiais adicionais no mercado.
  3. Para além disso, a fazenda foi apoiada com outros trabalhos, designadamente i) a instalação de uma parcela agrícola irrigada de 2.200m2 com sistema de rega gota-a-gota, ii) a vedação do perímetro da fazenda e a instalação de cortinas quebra-vento e iii) o transporte periódico de água para a fazenda, com recurso a um autotanque.
  4. O ministério mantém o seu firme engajamento na conclusão dos trabalhos de adução de água e noutros apoios para a criação das condições necessárias ao cabal cumprimento da nobre missão da Fazenda da Esperança, não obstante a seca que assola o arquipélago com sérias implicações na disponibilidade de água, que determinou a declaração da emergência hídrica no país.

 

Praia, 29 de janeiro de 2020

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS