17
Qui, Out

Ensino: Papa convoca encontro para promover «pacto educativo global» (c/vídeo)

Igreja
Tipografia

Promoção da fraternidade e proteção do planeta são objetivos da iniciativa, marcada para 14 de maio de 2020.

O Papa convocou hoje um encontro mundial de profissionais ligados ao ensino, marcado para 14 de maio de 2020, com o objetivo de promover um “pacto educativo global” centrado na fraternidade e proteção do planeta.

“É necessário encontrar – segundo uma sã antropologia – outros modos de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso”, assinala, em mensagem divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco diz que a iniciativa quer “reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e compreensão mútua”.

“Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”, realça o Papa, conhecido pela sua paixão pela Educação e o diálogo entre gerações.

O pontífice fala em mudanças culturais e antropológicas que exigem novas respostas, com a construção de uma “aldeia da educação” que reúna professores, alunos, famílias e sociedade civil.

Francisco desafia todos os envolvidos no setor do ensino à “coragem” de colocar no centro a pessoa, com investimento e formação de pessoas, ao serviço da comunidade

“Uma aliança entre os habitantes da terra e a ‘casa comum’, à qual devemos cuidado e respeito. Uma aliança geradora de paz, justiça e aceitação entre todos os povos da família humana, bem como de diálogo entre as religiões”, precisa.

O evento, que será realizado no auditório Paulo VI, do Vaticano, será precedido por uma série de seminários temáticos, em várias instituições, para acompanhar a preparação do encontro.

“Juntos, procuremos soluções, iniciar sem medo processos de transformação e olhar para o futuro com esperança. Convido a cada um para ser protagonista desta aliança, assumindo o compromisso pessoal e comunitário de cultivar, juntos, o sonho dum humanismo solidário, que corresponda às expetativas do homem e ao desígnio de Deus”, pede Francisco.

O convite é dirigido a quem trabalha no campo da educação, em todos os níveis da lecionação e da pesquisa, aos jovens e a personalidades públicas que ocupem, a nível mundial, lugares de responsabilidade.

 

 

Fonte: Agência Ecclesia

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS