24
Sab, Ago

Quanto custa financeiramente à Diocese a formação de um padre

Igreja
Tipografia

No final da missa de ontem, 7, no Plateau, Dom Arlindo agradeceu os amigos do Seminário que “com oração mas também economicamente ajudam na formação dos seminaristas” para logo em seguida alertar que um padre é muito caro economicamente. 

Numa entrevista exclusiva que o bispo concedeu ao nosso Jornal e que brevemente publicaremos ele aprofundou esse tema. 

A formação dos seminaristas, hoje mais de 20, nos seminários fora de Cabo Verde, segundo o prelado é “é o maior desafio da Igreja em termos financeiros porque formar um padre custo imenso”. Segundo Dom Arlindo avançou nessa entrevista “felizmente temos, com a dinâmica que criamos com os Amigos do Seminário no seio da diáspora e com a ajuda de alguns organismos da Igreja como as Irmãs de São Pedro Claver, procuramos mais ou menos equilibrar a barca e manter o ritmo de cobertura das despesas”. 

O curso de Teologia dura ao todo, incluindo o estágio, 7 anos e é feito fora de Cabo Verde porque não há no país uma universidade católica ou mesmo um instituto superior de Teologia. Dom Arlindo não descarta a criação de um instituto desde em parceria com as congregações religiosas do país “porque todos nós temos candidatos para a formação”. 

Nesses 7 anos a estudar fora um seminarista gasta uma média de 700 contos por ano. “Isso a multiplicar por 28 alunos como chegámos a ter ou agora 20 como temos pode-se fazer as contas quanto é que Diocese gasta por ano no conjunto da formação dos nossos seminaristas”, refere o cardeal. 

O bispo de Santiago, contudo, sabe que “ os seminaristas têm consciência do peso da formação à Diocese e colabora e espero que fiquem felizes porque nós acreditamos e apostamos neles e que também em retribuição trabalhem com generosidade e alegria na construção do Reino de Deus. Trabalhar ou investir na construção do Reino de Deus é a nossa alegria e esperança. Por isso não desanimamos nem lamentamos por isso porque Deus providencia também”, rematou. 

Recorde-se que Dom Arlindo concedeu uma grande e exclusiva entrevista oa Jornal Terra Nova por ocasião dos 10 anos da sua entrada solene e tomada de posse da Diocese de Santiago de Cabo Verde que se vai comemorar no dia 15 de agosto. A Entrevista poderá ser lida na edição de julho do TN impresso ou aqui no site no início de agosto ou poderá ainda ser vista no nosso canal de YouTube e na nossa página de Facebook

TN - Redação 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS