24
Seg, Jun

São Nicolau: Arcebispo de Braga presidirá cerimónia do centenário da Capela de Nossa Senhora de Monte cintinha

Igreja
Tipografia

O Arcebispo de Braga, Dom José Ortiga, presidirá as celebrações do dia 2 de Junho do centenário da Capela de Nossa Senhora do Sameiro do Monte Cintinha, na Ilha de São Nicolau, que passará a ser santuário. Quem deverá estar presente também é o Núncio Apostólico, Dom Michael Wallace Banach. 

A capela foi mandada construir em 1917, pelo Cónego Bouças, de Braga, e foi concluída em 1919 em honra de Nossa Senhora do Sameiro. «Em 1917, na ilha de São Nicolau da Diocese de Mindelo, em Cabo Verde, o sacerdote oriundo de Braga, o Cónego Monsenhor Bouças, deu início à construção de um santuário dedicado a Nossa Senhora do Sameiro.

Esta obra foi concluída em 1919 e agora, a capela dedicada a Nossa Senhora do Sameiro, será constituída como um Santuário na celebração do seu centenário», referiu o Arcebispo de Braga.

De acordo com D. Jorge Ortiga, o bispo de Mindelo fez o convite ao Arcebispo para simbolizar essa data entre ambas as cidades, onde estes dois países unem-se a Nossa Senhora do Sameiro e desejando que a sua devoção se multiplique pelo mundo.

«O bispo de Mindelo fez questão que eu estivesse presente para simbolizarmos essa nossa ligação dos dois santuários e, por isso mesmo, vou perder a Peregrinação de Nossa Senhora do Sameiro de Braga para poder estar com Nossa Senhora do Sameiro em Cabo Verde. Desejo que a Senhora do Sameiro, com a sua imagem tão bonita, maravilhosa e representativa na nossa região, possa efetivamente multiplicar-se pelos quatro cantos do mundo onde os portugueses se encontram.

Isto significa para gostarmos de Nossa Senhora do Sameiro, amar a Nossa Senhora do Sameiro e fazer com que muitos outros também queiram ter a devoção a Nossa Senhora, evocando-a e procurando fazer com que a nossa vida seja melhor», finalizou.

Fonte: Braga TV

Noticia Relacionada https://terranova.cv/index.php/igreja/6263-sao-nicolau-capela-de-monte-cintinha-vai-ser-elevada-a-santuario-por-ocasiao-do-seu-centenario

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS