20
Qua, Nov

Diocese de Mindelo: III Semana Teológica decorre em São Vicente de 29 de Abril a 2 de Maio

Igreja
Tipografia

A 7 dias da abertura da III Semana Teológica, organizada pela Escola de Formação Teológica para Leigos, a comissão organizadora garante que tudo está tudo a postos para o arranque das conferências que, este ano, têm como pano de fundo o lema da Diocese de Mindelo para o Ano Pastoral de 2018/19: “Família, um tesouro da humanidade”.

O Director da Escola de Formação Teológica para Leigos, Padre Paulo Vaz, garantiu esta manhã que os conferencistas começam a chegar a partir do dia 26 de Abril e que o Auditório Onésimo Silveira, na Universidade de Mindelo, já está disponível para esses dias.

O também Vigário Geral da Diocese de Mindelo adianta que «o tema não é casual, é premeditado e pensado, porque a Igreja Diocesana está a pensar seriamente na situação da família na Diocese de Mindelo e em Cabo Verde».

Por outro lado, Vaz realça que «o tema de fundo será “Família, tesouro da humanidade” e haverá muitos outros subtemas para reflexão. É uma forma que a Diocese de Mindelo encontrou para dialogar com a sociedade e para tratar assuntos importantes. Para nós a família é importante porque a sociedade e a Igreja sem a família não existem. Portanto, se não há família não há Igreja e se não há família não há sociedade».

O pároco das paróquias de São Vicente e Santo António, Pe Paulo Vaz, considera ainda que a III Semana Teológica poderá vir a ajudar na reflexão sobre a família em Cabo Verde e a procurar soluções para os problemas familiares: «os temas que serão abordados são temas pertinentes que podem interessar a sociedade mindelense e a sociedade de Barlavento, onde está radicada a Diocese de Mindelo. Vamos abordar a família a partir das origens, desde a Sagrada Escritura, vamos reflectir sobre o que já definiu o Magistério da Igreja acerca da família e a família no contexto civil. Vendo a família e as crises familiares que enfrentamos hoje, vamos procurar soluções e dar pistas para ultrapassar as tempestades e assim consumar a família como valor fundamental que deve ser cuidado, mimado, protegido, integrado, orientado e, sobretudo, fazer com que a família seja “família”».

Por último, o Director da Escola de Formação Teológica para Leigos convida a todas as famílias da ilha de São Vicente e as de Cabo Verde que poderem participar, os implicados na educação desde jardins-infantis até universidades, casais, namorados, os que estão planificando uma família para viverem juntos e toda a sociedade mindelense a participar para que possam ter subsídios para viverem na família da forma como deve ser. A certeza deixada por Pe Paulo Vaz é a de que «a situação da família em Cabo Verde nos preocupa e nos inquieta e, por isso, queremos tratar desses temas familiares dialogando com a sociedade civil».

 

Fonte: Site da Diocese do Mindelo

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS