24
Seg, Jun

Domingo de Ramos. Jornada da Juventude é celebrada nas dioceses

Igreja
Tipografia

Foi o Papa João Paulo II a fixar uma jornada de juventude  no Domingo de Ramos no ano jubilar de 1984. 

No ano seguinte, ele estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude.

No dia 14 de abril, Domingo de Ramos, celebra-se a Jornada Mundial da Juventude (nível diocesano), cujas origens remontam ao Ano Santo de 1983-1984.

Naquele ano jubilar, João Paulo II quis fixar uma jornada de jovens no Domingo de Ramos. A comissão organizadora previa 60 mil participantes, mas chegaram a 250 mil.

Em 1985, a ONU proclamou o Ano Internacional da Juventude e o Papa novamente reuniu jovens em Roma para o Domingo de Ramos. A resposta foi sempre ótima: 300 mil jovens jovens aderiram.

No final de 1985, Wojtyla anunciou a criação da Jornada Mundial da Juventude, a ser celebrada todos os anos nas dioceses (depois flanqueada por uma grande reunião mundial, inicialmente realizada a cada dois anos) no Domingo de Ramos.

Por que nesta data? 

"Tal resposta é dada por todos vocês, que durante anos fizeram peregrinações a Roma precisamente para celebrar este dia", disse o Papa na homilia do Domingo de Ramos de 1988, "com este fato não quereis, talvez, significar a si mesmo que buscai a Cristo no centro do seu mistério? O procurais na plenitude dessa verdade que é ele mesmo na história humana".

 

TN - Redação 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS