22
Sex, Mar

“Não te apresentes diante de Deus de mãos vazias” – Dom Ildo Fortes

Igreja
Tipografia

O bispo da Diocese de Mindelo, D. Ildo Fortes, endereçou, este domingo, o primeiro da Quaresma de 2019, a sua mensagem aos diocesanos de Mindelo com algumas orientações para uma melhor vivência deste “tempo de conversão”.

“Não te apresentes diante de Deus de mãos vazias” é o lema à volta do qual o bispo D. Ildo Fortes desenvolve a sua mensagem quaresmal já que, em seu entender, é um lema “bem oportuno e interpelativo” para o período que os cristãos católicos vivem neste momento.

O prelado do Mindelo recomenda aos seus diocesanos que, neste tempo “especial e favorável de graça e salvação”, cada um olhe para dentro de si próprio, “num exercício difícil para muitos”, e ver como está interiormente.

“Há que rever as nossas práticas, a começar pelas religiosas, e ver se elas dão testemunho de uma vida coerente e marcada pelo amor”, escreve D. Ildo Fortes na mensagem quaresmal dirigida aos católicos da Diocese de Mindelo, ressaltando que “é para a Páscoa que olhamos desde já, para a transformação interior que se realizará em nós graças a Cristo Ressuscitado”.

Segundo D. Ildo Fortes, “nesta caminhada para a Páscoa, só lá chega quem for capaz de levar outros consigo” tendo em conta que, adianta o bispo, “o próximo ocupa um lugar muito importante na vivência da Quaresma” razão porque “de pouco ou nada nos valerá o jejum e a esmola recomendados pela Igreja nesta época, se isso não significar um treino prático para estar mais próximo dos outros”, práticas que têm em mira a fraternidade e a solidariedade.

Por isso, D. Ildo Fortes exorta “a família diocesana” de Mindelo a mostrar solidariedade através da “renúncia quaresmal” que, este ano, servirá para ajudar aquelas populações que “mais têm sofrido com este longo período de seca que se faz sentir no nosso país”.

Refira-se que a “renúncia quaresmal” do passado rendeu 340 contos, parte do qual já foi entregue à Rede PASM – Rede de Prevenção do Abuso Sexual de Menores, com sede em Santo Antão, como forma de colaboração para a realização das actividades da rede.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS