14
Sex, Dez

Papa envia mensagem de condolências pela morte de George H. W. Bush

Igreja
Tipografia

O papa Francisco enviou um telegrama de condolências pela morte do ex-Presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush, oferecendo as suas orações à família do antigo chefe de Estado.

No telegrama, assinado pelo secretário de Estado, Pietro Parolin, e dirigido ao bispo de Galveston-Houston, Daniel N. DiNardo, o papa "encomenda a alma do Presidente Bush ao amor misericordioso do Deus Todo-Poderoso".

O papa "invoca a todos aqueles que choram a sua morte a bênção divina de força e paz", lê-se no texto.

Bush morreu a 30 de novembro, no Estado norte-americano do Texas, aos 94 anos, e os seus restos mortais permanecerão na Biblioteca Bush, localizada na cidade de College Station (Texas), a 160 quilómetros de Houston.

O 41.º Presidente dos Estados Unidos serviu de 1989 a 1993 e oito anos depois assistiu à tomada de posse do seu filho George W. Bush, que se tornou o 43.º Presidente.

George H. W. Bush viu sua popularidade aumentar no período da Guerra do Golfo em 1991, mas esse capital desapareceu num período de recessão breve, mas profunda. O republicano acabou por ser derrotado pelo democrata Bill Clinton, quando procurava assegurar um segundo mandato.

Também herói da Segunda Guerra Mundial, Bush foi congressista do Texas, diretor da CIA e vice-Presidente de Ronald Reagan.

Bush tinha sido internado no hospital com uma infeção no sangue em 23 de abril, um dia após o funeral da ex-primeira-dama, tendo ali permanecido durante 13 dias. Voltou a ser hospitalizado em maio, indicando pressão baixa e fadiga uma semana depois de chegar ao Maine para passar o verão.

Acabou por ter alta alguns dias depois e comemorou o aniversário em 12 de junho - fazendo história, ao tornar-se o primeiro ex-Presidente a atingir a idade de 94 anos.

Bush era o patriarca de uma dinastia política que inclui o filho George W. Bush, que foi também Presidente, outro filho como governador, John Ellis Bush (Jeb Bush que chegou a ser candidato nas primárias republicanas à Presidência dos EUA) e um neto que atualmente ocupa um cargo estadual no Texas.

TN - Redação

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS