18
Seg, Jun

Dom Arlindo celebra 14 anos de ordenação episcopal

Igreja
Tipografia

A Paróquia de Santa Catarina de Santiago acolheu nesta manhã a Missa de ação de graças pelos 14 anos de ordenação episcopal de Dom Arlindo Furtado

 

O Cardeal Dom Arlindo Furtado, Bispo da Diocese de Santiago, comemora hoje, dia 22 de Fevereiro, o seu 14º aniversário de Ordenação Episcopal. Para celebrar esta data o bispo de Santiago de Cabo Verde presidiu, hoje às 10 horas a uma solene eucaristia na Paróquia de Santa Catarina, no interior da ilha de Santiago, tendo 13 sacerdotes a concelebrar e dois diáconos, com uma assembleia que encheu a Igreja paroquial, «Igreja de baixo».

Durante a homilia Dom Arlindo agradeceu a Deus o dom da vida e da graça do ministério sacerdotal e episcopal, «pela graça de Deus», falou do sentido da Festa da Igreja, a cátedra (Cadeira) de S. Pedro, que simboliza a unidade da Igreja à volta do apóstolo Pedro, que preside a Igreja na caridade e convocou o povo a «escolher Jesus, que é o que permanece até ao fim, e não a decidir-se pela opinião pública».

Agradeceu a proposta da sua paróquia de origem e disse ter ficado «surpreso com tanta gente num dia de semana, pois ele contava com um pequeno grupo de colaboradores». «É sinal de comunhão e de unidade da nossa diocese», referiu.

Dom Arlindo falou do valor da família, da comunidade e da Igreja na pastoral das vocações, mas não deixou de frisar a necessidade da firmeza das convicções de fé de cada baptizado. Santa Catarina já não tem seminaristas diocesanos, lembrou o bispo, que interpelou a comunidade e os jovens no sentido de acolherem e discernirem a vocação sacerdotal e consagrada.

Após a Eucaristia houve um almoço-convívio com os sacerdotes, familiares do senhor bispo e colaboradores mais próximos da paróquia.

No fim da Missa uma criança entregou ao Dom Arlindo um buquê de flores vermelhas e um representante fez um discurso de homenagem onde destacou muitos factos e datas da vida do aniversariante no dia 4 ou incluindo o número 4. «Parabéns a você e o hino «tu és pastor» marcaram a parte final da Eucaristia, que terminou com um forte aplauso da Assembleia.

Recorda-se que Dom Arlindo foi nomeado primeiro bispo de Mindelo em 14 de novembro de 2003, e foi consagrado em 22 de fevereiro de 2004, por Paulino  Livramento Évora, Bispo de Santiago de Cabo Verde, assistido por Dom Albino Mamede Cleto, bispo de Coimbra, e por Dom José Câmnate na Bissign, bispo de Bissau.

Seu lema episcopal é "Jesus, o Bom Pastor". Transferido para a Sé de Santiago de Cabo Verde em 22 de julho de 2009, tomou posse da Sé em 15 de agosto de 2009. Em 4 de janeiro de 2015, o Papa Francisco anunciou a sua elevação a cardeal, o primeiro na história de Cabo Verde.

Padre Zé Álvaro 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS