28
Sab, Mar

Grupos e artistas de 14 países no Atlantic Music Expo - Organização

Cultura
Tipografia

Grupos e artistas de 14 países vão atuar na próxima edição do Atlantic Music Expo (AME), que decorre de 13 a 16 de abril na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, anunciou hoje a organização. 

Em conferência de imprensa, na cidade da Praia, o diretor-geral do AME, Augusto Veiga, anunciou que, além de Cabo Verde, o evento vai ter atuações de grupos de França, Burquina Faso, Espanha, Haiti, Brasil, Nigéria, Benin, Portugal, Tunísia, Ilhas Maurícias, Guiné-Bissau, Canadá e Hungria. 

Ao todo, acrescentou o responsável, vão subir aos palcos da maior feira de música do arquipélago 26 artistas e grupos cabo-verdianos e estrangeiros, escolhidos num universo de 450 candidatos. 

Grem Seme, Kanazoé Orkestra, Os Tubarões, Sucos Duo, Nátche, Daneil Bellegarde, Silvestre, Bruno Capinan, Adé da Costa, Jéssica Bongos, Jennifer Soledad, Banda Marino e Serge Ananou são alguns dos artistas e grupos já confirmados na feira de música. 

Mas também Scuru Fitchadu, Karlon Krioulo, Trakinuz, Oudji, King Abid, El Tabla, Eneida Marta, H´São, Azágua, Cordas do Sol, Aurus e Edgar Sekloka. 

A abertura do AME vai decorrer em 13 de abril, na Assembleia Nacional de Cabo Verde, em Achada de Santo António, enquanto os espetáculos e conferências são tradicionalmente no ‘Plateau’, centro histórico da cidade da Praia. 

Augusto Veiga revelou que o AME está orçado em 18 milhões de escudos (163 mil euros), dos quais 10 milhões de escudos (90 mil euros) são patrocínio do Fundo do Turismo de Cabo Verde. 

O AME foi lançado em 2013 pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde e consiste numa feira que reúne centenas de participantes, desde artistas, músicos, produtores, empresários, jornalistas, diretores de festivais e agentes para mostrarem os seus trabalhos e refletirem sobre o mercado da música. 

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento é assumido pela Associação Cabo Verde Cultural, após a saída do Ministério da Cultura. 

A feira de música coincide com o Kriol Jazz Festival (KJF), organizado pela Câmara Municipal da Praia, que também é parceira do AME. 

Depois do primeiro dia, em 11 de abril, este ano o KJF decorre ainda de 16 a 18 de abril, com música de 13 países e uma homenagem à morna, género musical cabo-verdiano que em dezembro foi classificado como património imaterial da humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS