12
Ter, Nov

Morna já é património imaterial da humanidade, diz Ministro da cultura

Cultura
Tipografia

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente anunciou esta noite no seu perfil de Facebook que Morna já é património imaterial da humanidade. 

 

“Caros caboverdianos, tenho a sorte, a honra e o privilégio de vos comunicar que hoje o comité técnico dos peritos da UNESCO aprovou o dossier da Morna a património da Humanidade! A decisão será ratificada em Dezembro em Colombia, mas a Nação já pode celebrar” Escreve o ministro. 

Recorde-se que toda a documentação pedindo que a Morna fosse declarada património imaterial da humanidade  foi entregue a 26 de Março de 2018, em Paris, pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente. Na altura, o governante destacou que os responsáveis da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) "ficaram surpreendidos pelo facto de Cabo Verde ter trazido todos os itens sem nenhuma falha".

O dossier entregue é composto por um formulário, um filme, um portfólio fotográfico e as declarações de cantores, músicos, poetas, compositores e outras entidades para quem a Morna representa “a alma e a vida de Cabo Verde”.

A decisão, hoje tomada, deverá ser ratificada em dezembro na Colombia. 

TN - Redação 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS