22
Dom, Set

Voginha e Daniel Spínola falam do reconhecimento do Google à Cesária

Cultura
Tipografia

Neste dia em que cantora Cesária Évora completaria 78 anos se estivesse viva, a empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos, Google faz um reconhecimento a Diva dos Pés Descalços. 

Os artistas Voginha e Daniel Spínola falam deste reconhecimento que é uma forma de projetar Cabo Verde na senda mundial da música e manter viva o legado de Cize.

Uma das vozes mais célebres da música de Cabo Verde faleceu há 8 anos em São Vicente.

Para a Rádio Nova o artista Voginha que acompanhou Cesária por largos anos na sua carreira, fala deste reconhecimento que a seu ver é especial, e é uma forma de colocar a música cabo-verdiana num patamar superior.

Voginha defende que se deve dar continuidade ao legado de Cesária tentando projetar ainda mais a música feita em Cabo Verde.

Também o artista e presidente da Sociedade Caboverdiana de Autores (SOCA), Daniel  Spínola fala do legado da diva dos pés descalços e deste reconhecimento feito pelo Google.

Danny Spinola afirma ainda que a SOCA reconhece sempre aqueles que fazem pelo país como o caso de Cesária Évora

“Isso é m muito importante para Cabo Verde porque Cesária é um nome incontornável da música de Cabo Verde, como intérprete e que foi reconhecido e agraciado não só em Cabo Verde mas mesmo além fronteira”, disse Spínola.  

O Google criou um doodle especialmente para a artista que são versões personalizadas do logo do motor de busca para comemorar datas como feriados, aniversários e a vida de artistas, cientistas e pioneiros em diversas áreas.

A plataforma faz este reconhecimento em que a cantor é mostrado num cenário, a rua da Praia no Mindelo, com os edifícios coloridos na ilha que a viu nascer, São Vicente.

O sucesso internacional chegou à cantora em 1988 com o lançamento de seu 1º álbum comercial, gravado na França.

Seu álbum de 1992, “Miss Perfumado”, vendeu mais de 300.000 cópias em todo o mundo e incluiu uma de suas músicas mais célebres, Sodade.

Cesária Évora faleceu a 17 de Dezembro de 2011, aos 70 anos, em São Vicente.

 

TN /RN

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS