21
Dom, Jul

Saiba onde estão todos os sítios de patrimónios da humanidade da UNESCO

Cultura
Tipografia

Há 10 anos Cidade Velha entrou na lista da UNESCO como Património da Humanidade. A UNESCO atribui status de patrimónios a sítios culturais e naturais desde 1978. Itália é o país com maior quantidade de patrimônios. Veja em gráficos.

 

O QUE SÃO PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE?

Desde 1978, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) mantém a lista de Patrimónios Mundiais, que cataloga e estabelece diretrizes de proteção e preservação de 1.093 sítios ao redor do mundo. 

A denominação de sítios pode abarcar tanto áreas, regiões, locais, cidades, bairros, monumentos e construções quanto tradições, festas e manifestações culturais consideradas pela comunidade científica como sendo de grande importância para a humanidade devido a seu valor histórico, arqueológico, natural ou cultural, entre outros.

Existem ainda patrimónios mistos, que reúnem elementos de patrimónios naturais e culturais, como o santuário de Machu Picchu, no Peru.

Além dos sítios declarados por iniciativa da própria UNESCO, países signatários da Convenção do Património Mundial podem propor a candidatura de sítios. É o caso da Morna cuja candidatura já foi apresentada há mais de um ano e aguarda-se a decisão da UNESCO.

Uma vez incluído na lista, após um extenso processo de análise e debate do Comité do Património Mundial, a UNESCO passa a ter, também, responsabilidade pela conservação do património. 

Estes gráficos e mapas utilizam dados da UNESCO e exibem a localização dos sítios e o histórico de declarações, entre outros.

 

Fonte: UNESCO

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS