18
Seg, Jun

70 anos de "Chiquinho" comemorado em Lisboa

Cultura
Tipografia

Realiza-se na sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia (Almada, Portugal), de 2 a 16 de Dezembro, a comemoração dos 70 anos da publicação do romance “Chiquinho”, de Baltasar Lopes.

 

O evento contará com uma visita a dezenas de livros de autores ligados à revista “Claridade” (nove números, entre 1936 e 1960) e um conjunto de palestras entre as quais um encontro com a obra que trouxe à literatura cabo-verdiana nova maneira de sentir e ver o mundo das ilhas, “o Testamento do sr. Napumoceno da Silva Araújo”, de Germano Almeida, a mais internacional de todas. Supostamente pela primeira vez em exposição, 11 edições diferentes de “Chiquinho”, incluindo a brasileira e a catalã. 

“Chiquinho” foi publicado por edições Claridade, em Outubro de 1947, na Tipografia Cardoso, Calçada do Forte (a Santa Apolónia), 10 - 1º, Lisboa, numa tiragem de 2000 exemplares. Em bom estado de conservação, um deles pode hoje atingir o preço de 200 euros. 

A “Comemoração dos 70 anos do ‘Chiquinho’ de Baltasar Lopes” é uma organização de três portugueses amigos de Cabo Verde, os professores Joaquim Saial (nosso colaborador) e Dina Dourado e o poeta Fernando Fitas, em colaboração com a Câmara Municipal de Almada e a Embaixada de Cabo Verde em Lisboa. 

PROGRAMA 

2 de Dezembro (15h00) 

- Inauguração de exposição bibliográfica de 40 livros de autores “claridosos” (colecção particular) que ficará patente até dia 16, data de encerramento da comemoração. 

- Momento musical, com executantes cabo-verdianos 

Palestras 

- Prof. Alberto Carvalho - o escritor Baltasar Lopes e “Chiquinho” 

- Prof. Glória de Brito - o escritor Teixeira de sousa 

16 de Dezembro (16h00)

Palestras 

- Prof. João Lopes Filho - aspectos da poesia de Jorge Barbosa 

- Prof. Joaquim Saial - o conto “o Galo Cantou na Baía”, do escritor Manuel Lopes, seguido de arte nas capas de livros cabo-verdianos clássicos 

 

- Prof. Dina Dourado - o humor, em “o Testamento do sr. Napumoceno da Silva Araújo”, de Germano almeida 

 

TN com Joaquim Saial 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS