30
Sab, Mai

Governo lança aplicações digitais para apoiar cidadãos e empresas

Arte e tecnologia
Tipografia

O Governo apresentou hoje duas aplicações digitais, desenvolvidos por jovens cabo-verdianos, para apoiar os cidadãos e as empresas durante este período de pandemia de covid-19 no arquipélago.

Uma dessas plataformas, denominada 'ComVida', é uma aplicação móvel cujo principal objetivo é ser um canal de proximidade entre o cidadão e a autoridades nacionais responsáveis pela saúde.

Desenvolvido por diversas empresas cabo-verdianas e com apoio técnico da Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), parceria das Nações Unidas em Cabo Verde, a 'ComVida' será um canal de aproximação entre o cidadão e as autoridades nacionais responsáveis pela saúde.

Esta plataforma destina-se às várias estruturas do Estado: proteção civil, hospitais e centros de saúde, estruturas de saúde, supervisão e inspeção de atividades económicas, gestores de saúde pública, empresas e ainda aos cidadãos, que terão acesso rápido no telemóvel a todas as informações sobre a covid-19.

A aplicação permite ao cliente cadastrar de forma rápida, efetuar rastreio e registo de proximidade, reportar sintomas, submeter denúncias de situações anormais e ainda ter acesso às comunicações oficiais de várias entidades cabo-verdianas.

O secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional cabo-verdiano, Pedro Lopes, destacou as funcionalidades desta aplicação, como possibilidade de fazer o pedido de autorização para circulação e a pré-inscrição no rendimento social.

“É possível várias funcionalidades que estão ao serviço dos cabo-verdianos, o 'site' está cada vez mais completo e, acima de tudo e é importante dizer, que foi feito por guerreiros digitais, pessoas que são ligadas à área do digital e que assumiram a linha da frente e mostraram o seu serviço e qualidade ao país”, afirmou o governante.

Por sua vez, o 'MedidasCovid19' é um portal informativo da Pro-Empresa, com as medidas de apoio às empresas e proteção social criadas pelo Governo de Cabo Verde.

“Esta plataforma digital foi montada com o intuito de ser mais um importante meio facilitador no processo de auxílio às medidas de reforço do Estado para as empresas e cidadãos nesta complexa fase que o mundo atravessa e com especial impacto em Cabo Verde”, segundo nota do Governo.

O 'MedidasCovid19' vai disponibilizar em tempo real as informações relativamente a questões como as moratórias, as linhas de crédito disponibilizadas pelo Governo, bem como questões relacionadas com as suspensões de contratos de trabalho, rendimento solidário, benefícios fiscais e subsídio de desemprego.

A página vai disponibilizar ainda informações sobre isenção de pagamentos do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), IVA e retenção na fonte, entre outras soluções que foram criadas, sobretudo com o objetivo de minimizar os impactos negativos no rendimento das pessoas e diminuir situações de risco que terão efeito imediato no aumento do desemprego.

Durante a apresentação, na cidade da Praia, Pedro Lopes disse que o objetivo foi centralizar todas essas informações, já que apesar de serem lançadas há já algum tempo, ainda muitos operadores não tinham o seu total conhecimento.

“Mais do que informações, é o acompanhamento do que está a ser feito”, enfatizou o secretário de Estado, sublinhando, mais uma vez, o trabalho dos jovens cabo-verdianos.

“Eles vão ter que estar na linha da frente, no momento em que a transição digital vai chegar de qualquer forma”, perspetivou Pedro Lopes.  

 

TN com Lusa

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS