25
Ter, Jun

Huawei pune funcionários após tweet de “Feliz 2019” enviado via iPhone

Arte e tecnologia
Tipografia

A Huawei começou 2019 passando pente fino na empresa, mostrando que estão atentos a cada passo dos seus funcionários. Recentemente a empresa puniu dois funcionários pelo uso de um iPhone para o envio de postagens relacionadas à passagem de ano na rede social Twitter.

 

A confusão começou quando a pessoa responsável pelas postagens nas redes sociais enviou a frase “Happy #2019” e apareceu no rodapé a informação “Via Twitter para iPhone”, e diversos internautas viram e compartilharam rapidamente, o que não demorou para cair nas mãos da direção do gigante chinês.

Tentando justificar a sua falha, o funcionário alegou que fez a postagem via PC, mas tinha usado o iPhone para rotear a internet com um VPN modificado, pois diversas redes sociais são bloqueadas ou limitadas na China, incluindo o Twitter, e isso acaba atrapalhando a comunicação direta com os usuários da marca.

Mesmo com tal alegação, é fato que ele poderia ter usado qualquer aparelho da Huawei para tal processo, pois a marca possui modelos da linha "P" que concorrem diretamente com os dispositivos da Apple, e essa ação acabou servindo para que pessoas fizessem chacota da companhia chinesa, chamando o trabalhador até mesmo de "traidor".

Ultimamente diversas empresas têm passado pelo momento de constrangimento ao verem suas postagens feitas através do celular da Maçã serem expostas rapidamente no Tiwtter. No final do ano passado, a Samsung Nigéria foi flagrada fazendo propaganda do Galaxy Note 9 com um post enviado via iPhone, e isso repercutiu negativamente para a empresa, mostrando que nem mesmo os funcionários confiam na qualidade do produto da sul-coreana.

Apesar de não termos visto nenhum tipo de punição ser aplicada publicamente, a Huawei agiu de forma muito mais rígida. A multinacional chinesa viu o ato dos seus funcionários como algo que "agride" diretamente a confiabilidade nos electrónicos da empresa e puniu o funcionário que postou o tweet com uma redução salarial de 728,27 dólares americanos.

Como o responsável pela mensagem é subordinado a outra pessoa, o diretor de marketing digital da Huawei também recebeu uma grande parte da culpa, e vai ter o seu salário bloqueado durante 12 meses, o que significa que ele vai trabalhar durante o ano de 2019 inteiro sem ver um centavo da "recompensa" pela sua produtividade.

 

TN com informações da La Stampa e Tudocelular.com

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS