05
Qua, Ago

Sete dicas para ter um dia menos stressante

Estilos de Vida
Tipografia

O stress é, segundo a definição, um conjunto de perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por vários estímulos ou agentes agressores, como pode ser o frio, uma infeção, uma emoção, uma cirurgia ou um estilo de vida muito acelerado.

Embora a chegada do verão seja, na grande maioria das vezes, um indicador de férias e momentos de pausa, a verdade é que os dias que antecedem esta paragem na rotina de trabalho tendem a ser verdadeiramente penosos e stressantes. Mas quem diz os dias que antecedem a ida de férias, diz os dias ou horas antes da chegada do fim de semana.

Controlar o stress não é, de todo, uma tarefa fácil e não existe sequer uma fórmula matemática para o conseguir, até porque as pessoas reagem de forma diferente à subida dos níveis de cortisol (a hormona que desencadeia os estados de stress). Contudo, existem pequenos gestos e comportamentos que facilitam muito, sendo a organização a chave para o sucesso.

Recorrer a uma lista/agenda online é sempre uma boa tática, não só por ser de fácil acesso, mas também possuir a possibilidade de emitir alertas sonoros, que travam todo e qualquer tipo de esquecimento. Além disso, ter uma lista com tudo o que é necessário fazer e organizar cada tarefa consoante a prioridade ou período do dia é meio caminho andado para que fique tudo sob controlo. E por falar em controlo, está fora de questão olhar para o e-mail a cada dez minutos. O ideal é fazê-lo apenas algumas vezes por dia, diz o site Bustle.

Uma vez que o stress anda lado a lado com a produtividade ou, para sermos mais honestos, com a falta de produtividade, a melhor forma de combater isso é com pausas ao longo do dia, que não só permitem espreguiçar, como são uma lufada de ar fresco para o cérebro, ajudando a baixar os níveis de cortisol que correm no sangue.

Fazer uma tarefa de cada vez é também uma estratégia eficaz não só para que o stress não tenha tempo de aparecer, mas também para assegurar que o trabalho sai com qualidade, pois o multitasking até pode ser muito prático, mas a pressa é sempre inimiga da perfeição.

De acordo com a publicação, ter consciência de como se passa o dia, isto é, de quanto tempo se demora a realizar determinadas tarefas é também um gatilho interessante na hora de aniquilar o stress, pois compreender a forma como se atua é, de facto, a melhor maneira de saber o que pode estar a correr mal e merece ser melhorado.

E por falar em saber como se passa o dia, isto inclui ainda reduzir consideravelmente o uso de redes sociais. Estas plataformas têm sido apontadas pela ciência como inimigas do bem-estar não só por interferirem negativamente com as emoções, mas também com desencadearem períodos de stress.

 

 TN - Redação

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS