A 5ª edição do Prémio Paulus, promovida pela Paulus Editora foi ganha pelo seminarista estagiário cabo-verdiano José dos Santos Tavares Cabral, natural de Tarrafal e actualmente a estagiar em São Salvador do Mundo, Picos.
Trata-se de um prémio cujo objetivo é promover a reflexão teológico-cristã em português, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores.
Cabral submeteu ao júri do concurso a sua tese de mestrado integrado em Teologia onde aborda a questão da «Paternidade humana reflexo da paternidade divina; antropologia e ética. Ensaio no encalço da observação do Papa Francisco na Amoris Laetitia»
O Terra Nova apresenta-lhe agora os outros trabalhos vencedores nos anos anteriores e os seus autores.
2014
O prémio foi lançado em 2014 e nesta edição estreia foram apresentados 31 candidaturas. O vencedor, porém, foi o padre Rui Manuel Gomes Sousa que tinha sido ordenado em julho de 2014.
Rui tinha apresentado um trabalho, também uma tese, em 2012 intitulado ‘A Igreja é Corpo de Cristo – Para um estudo da eclesiologia paulina’.
2015
Renato Filipe da Silva Oliveira, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Braga, foi o vencedor da Edição 2015. A dissertação Os milagres como Evangelho – Sentido teológico dos milagres de Jesus, orientada pelo Professor João Duque, foi a escolhida pelo júri.
O vencedor tinha 24 anos e tinha sido ordenado presbítero em julho do mesmo ano na diocese de Viana do Castelo, de onde é natural.
2016
O vencedor em 2016 foi o padre brasileiro Hélio Cordeiro dos Santos, da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma com o seu trabalho Teoria da Reencarnação. Uma visão crítica de D. Boaventura Kloppenburg.
Esta pesquisa apresenta as críticas mais pertinentes à doutrina da reencarnação, segundo a abordagem do bispo brasileiro, D. Boaventura Kloppenburg (1919-2009). A relevância da abordagem crítica à reencarnação não é tanto de ordem teológica, mas de ordem pastoral, uma vez que este é um tema que causa alguma perturbação e confusão nas comunidades e que pede um esclarecimento que ajude as pessoas a formarem um juízo crítico e racional sobre o mesmo.
Pe. Hélio Cordeiro dos Santos, nasceu a 13 de novembro de 1980 em Posse-GO, no Brasil. Recebeu a ordenação sacerdotal em Posse-GO a 19 de dezembro de 2009. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis e mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma (2014-2016). É professor no curso superior de Teologia para leigos na diocese de Formosa.
2017
Kouobou Daniel vence Prémio Paulus – Edição 2017 – com a dissertação de Mestrado Integrado em Teologia intitulada "A afetividade no itinerário espiritual segundo as 'Homilias sobre o Cântico dos Cânticos', de Orígenes - tradução e estudo teológico".
A dissertação foi orientada pelo Professor Doutor Isidro Pereira Lamelas.
Kouobou Daniel, religioso da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, é originário dos Camarões . A Universidade Católica Portuguesa foi uma das etapas formativas deste jovem africano, atualmente regressado a Douala, Camarões.
O Prémio Paulus é promovido pelo Paulus Editora pertencente ao Instituto Missionário Pia Sociedade de São Paulo (congregação da Igreja Católica que se dedica à evangelização através dos meios da comunicação social), e tem o objetivo de “promover a reflexão teológico-cristã nacional”, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores.
TN - Redação