24
Seg, Jun

Top Stories

Com o lema "nossa música, os sons das nossas ilhas", acontece hoje no salão nobre da Assembleia Nacional na cidade da Praia a nona edição dos Cabo Verde Music Awards, CVMA.

Jornalista que criou plataforma fala em recuperar contexto cultural da ‘Idade de Ouro’ de um dos estilos musicais mais relevantes do século XX.

O cantor luso-cabo-verdiano, Dino D'Santiago foi o mais premiado na primeira edição dos Play - Prémios da Música Portuguesa, uma espécie dos CVMA, ao vencer três das 12 categorias, incluindo Melhor Artista Solo e Melhor Álbum.

A Sociedade Cabo-Verdiana de Música (SCM) promove no próximo dia 14, a segunda edição da Noite de Autores, para celebrar o Dia Mundial do Direito do Autor, num evento em que Celina Pereira é a grande homenageada.

O artista cabo-verdiano Djodje já tem disponível nas principais plataformas digitais o seu quarto trabalho discográfico intitulado “Newborn”.

  ‘Deixando Neverland’ traz depoimentos detalhados de dois homens que dizem ter sido abusados pelo cantor quando eram crianças.

Cientistas explicam que o crânio pode estar a desenvolver um osso extra para compensar o desconforto provocado por estarmos constantemente a olhar para o telemóvel.

 

Para onde quer que se olhe é possível encontrar alguém com um smartphone na mão, seja a verificar uma rede social, a ver um vídeo ou filme, a responder a mensagens ou a jogar. O hábito, no entanto aparentemente inofensivo, pode afinal estar a causar alterações na estrutura óssea do crânio, de acordo com a BBC News.

Por trás de sua guerra comercial, Estados Unidos e China lutam pelo domínio tecnológico. Enquanto os estadunidenses estão decididos a conservar sua vantagem sobre os chineses no setor, estes estão desesperados para tomar a dianteira.

Uma das novidades é que o aparelho poderá mostrar diretamente o que aparece na tela do smartphone.

Em carta aberta publicada em 2018, cientista da computação afirmou que um ambiente anteriormente livre e diverso é hoje dominado por algumas poucas plataformas

 'Green Book – O Guia' saiu como vencedor da noite na categoria melhor filme, em edição que ampliou prêmios a mulheres negras. 

Brevemente Ruanda vaiter uma fábrica de smartphones. O anúncio foi feito pela Ministra de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, Paula Ingabire, durante a apresentação de relatório na Comissão Parlamentar de Educação, Tecnologia e Juventude.

Inicia-se mais um fim-de-semana recheado de música e espetáculos para vários gostos.

Confira a seleção que a agenda cultural preparou para si.

Morreu neste sábado (15) o realizador de cinema italiano Franco Zeffirelli. Ele tinha 96 anos. Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), o filho de Zeffirelli, Luciano, confirmou que seu pai morreu em casa por volta das 12h deste sábado na Itália (cerca de 7h do horário de Cabo Verde).

Inicia-se mais um fim-de-semana recheado de música e espetáculos para vários gostos.

Confira a seleção que a agenda cultural preparou para si.

Cidade da Praia

O Conceituado cantor Tony Fika faz o lançamento do seu álbum “ Acredita” no Warehouse, esta sexta-feira às 22 horas.

A discoteca Cockpit acolhe pela 1ª vez na capital o “ Ta Tudo Pago Tour” com Real Or Beatz, Dee Jay Calo, Dj Straga,e Dj Bnine, esta sexta-feira, a partir das 23 horas.

Já para quem é apreciador de uma música mais descontraída pode dirigir até ao Espaço Musical Gamboa para o Friday Night com Ineida Moniz, às 20:30.

No Kebra Cabana, a animação desta sexta-feira está a cargo do promissor jovem músico de São Nicolau Leroy Pinto. Já no sábado é a vez do Rivaldo Bettencourt, às 21 horas.

Já no Sábado, é a vez do tão esperado “ Badjo Kanikinha” com Zeca Nha Reinalda , Dj Pensador, Tchutxa, Dj Edinho Mix e Dj Axel no Warehouse, perto da rotunda Brás de Andrade. Haverá várias surpresas nesta noite, como sorteios de uma carta de condução, um mês de ginásio grátis, 1 booking fotográfico.

No Palácio da Cultura Ildo Lobo, decorre aaté o dia 10 de junho a exposição da 9ª edição do Miratalentos promovido pelo Centro Educativo Miraflores.

Já no domingo e numa tarde mais descontraída, no Bar Esplanada no Kebra Cabana, voçêpode relaxar com a melodia de Nicolas Souto, às 19 horas.

Mindelo

A casa da morna no Mindelo acolhe, esta, sexta-feira, às 21 horas um “dueto provável” com Mirri Lobo e Cremilda Medina.

Santo Antão – Paúl

No âmbito das festividades de Santo António das Pombas e do Municipio, acontece nesta cidade, este sábado, no Polivalente Bunzin “ A noite Cabo-verdiana” com Mirri Lobo, Cremilda Medina, Homero Fonseca, Cládua Duarte, Pend drive e Arymar. O evento decorrerá no Polivalente Bunzim.

Diáspora

Em Lisboa acontece o evento I Love Cabo Verde in Portugal, no Altice Arena, este sábado, as 22 horas, com participação de Ferro Gaita, Loreta, Jennifer Dias, MC Bife e vários DJ´s.

Ainda em Lisboa e na mesma noite, Sara Tavares sobe aos palcos no salão preto e prata no casino Estoril às 21:30. 

O cantor e compositor cabo-verdiano Dany Silva celebra os 40 anos de carreira a solo com um concerto, no sábado, 08, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, Portugal.

TN - Redação

 

 

 

Depois de mais uma semana intensa de trabalho, eis que chegamos ao momento tão aguardado por todos: fim-de-semana. Tempo de relaxar, distrair com os amigos e familiares e, quiçá, contemplar e aprender algo novo.

Compositor brasileiro é o primeiro músico a ser eleito pelo principal troféu literário da língua portuguesa.

A sétima edição do Kavala Fresk Feastival está agendado para o dia 13 de julho de 2019. Um evento que de ano para ano vem crescendo e ganhando maiores proporções, trazendo com isso uma outra dinâmica à ilha de Monte cara.

Coaching