04
Qui, Mar

Top Stories

António Spínola de 33 anos, músico e também agente da Polícia Nacional, lançou este mês o seu primeiro álbum intitulado “consciencialismo”. As oito faixas musicais que compõe o álbum (coladeiras, funaná, mornas, talaia baixo) retratam, sobretudo, a vivência e a realidade do povo de Cabo Verde e do fogo em particular, assim como a situação da imigração, entre outros.  

Escrita em momento dramático da vida do compositor, peça inovou ao dar o mesmo destaque a vozes e instrumentos.

O Governo, através de uma resolução número 75/2020 de 26 de maio, publicada no Boletim Oficial, I Série, desta terça-feira, atribui uma pensão no valor de 75 mil escudos aos dois filhos do emblemático cantor cabo-verdiano, Jorge Neto, falecido no dia 20 de fevereiro do corrente ano.

O grande Mory Kanté, um dos músicos mais conhecidos da África, faleceu aos 70 anos. Uma voz lendária. Nascido na Guiné Conacri, cantor, compositor e tocador de kora, tornou-se famoso em todo o mundo em 1987 com a música Yéké Yéké, uma canção lendária, irresistível, o single africano mais vendido no mundo, com mais de um milhão de cópias.

 

O músico, poeta, intérprete e compositor cabo-verdiano Kaká Barbosa morreu hoje na cidade da Praia aos 73 anos, confirmou à Inforpress o presidente da Sociedade Cabo-Verdiana de Autores (SOCA).

Morna foi declarada, hoje, 11 de dezembro, Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Rede social completa uma década com cerca de 1 bilhão de usuários e uma história que acompanha a consolidação do poder das empresas de tecnologia. O ‘Terra Nova’ relembra eventos que definiram os rumos da plataforma.

Jaron Lanier, cientista da computação entrevistado no documentário ‘O dilema das redes’, é autor de livro que critica as plataformas digitais.

Cabo Verde vai passar a usar um aplicativo de telemóvel para rastreamento e deteção de quem esteve próximo a uma pessoa infetada com covid-19 e respetivo percurso, tentando assim conter a propagação da doença, conforme legislação aprovada pelo Governo.

O Governo apresentou hoje duas aplicações digitais, desenvolvidos por jovens cabo-verdianos, para apoiar os cidadãos e as empresas durante este período de pandemia de covid-19 no arquipélago.

Microsoft encerrou o suporte para o sistema operacional lançado em 2009, que continua sendo usado por uma parcela significativa de computadores ao redor do mundo.

Inteligência artificial criada por desenvolvedor espanhol analisa políticas de privacidade de aplicativos e serviços e alerta sobre quais oferecem os maiores riscos. 

A Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) disponibilizou o valor de 500 contos para apoiar 30 artistas, entre 2020 e 2021, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia do novo coronavírus.

Os homens da cultura estão apreensivos e a espera de apoios para fazer face a dificuldades devido a pandemia da Covid-19.

O Governo cancelou o apoio financeiro que iria atribuir a 43 projetos culturais este ano, bem como a verba a disponibilizar ao Festival Internacional de Teatro Mindelact, devido à covid-19, anunciou hoje o Executivo. 

 A equipa de arqueólogos do Instituto do Património Cultural (IPC) realizou intervenções arqueológicas na Igreja de Nha Santa Catarina, após a identificação prévia de restos de ossos humanos, durante a remoção do piso interior da mesma.

Quatro dos oito museus cabo-verdianos tutelados pelo Ministério da Cultura, incluindo o que funciona no antigo campo de concentração do Tarrafal, passaram a disponibilizar visitas virtuais através da Internet, por estarem encerrados devido à pandemia de covid-19.

O Governo, através do Ministério da Cultura, vai encerrar, a partir desta segunda-feira, preventivamente, 13 espaços culturais públicos do país, incluindo os museus, suspendendo ainda toda a programação cultural prevista pelo Ministério da Cultura, devido à pandemia de Covid-19.

Coaching