19
Dom, Mai

Top Notícias

Com 42 anos de carreira, a professora Clara Marques deu aulas ainda antes da independência de Cabo Verde, foi delegada do Ministério da Educação na Praia, publicou livros didáticos de música, criou o Museu da Educação (Meduca) e lançou para este ano o prémio do professor cabo-verdiano - Lecciona. 

A revista Leitura da Livraria Pedro Cardoso na sua quinta edição que vai ser apresentada esta tarde, dedica amplo espaço à figura do Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, considerado o inventor do surrealismo cabo-verdiano. 

JCF, o quarto Presidente da República de Cabo Verde, no poder desde 2011, é uma personalidade do mundo cultural e académico. Para além disso, teve uma intensa vida partidária e governativa. 

O menino que sonhava ser padre é hoje o poeta que guarda na estante uma das obras de Albert Camus, «O estrangeiro», com o apontamento de sua compra aos 17 anos de idade, em Coimbra: “Aldraba e serás alguém!” hábito desses tempos de juventude irrequieta e deslumbrada. 

Repropomos aos leitores do Terra Nova online parte de uma grande entrevista, conduzida pela jornalista Margarida Fontes, que JCF concedeu ao nosso jornal em 2013. Leia.  

Escritor moçambicano conta ter chorado no reencontro com sua cidade natal, devastada pelo Idai. 

Coaching