16
Seg, Jul

Top Notícias

Há décadas a Suécia é conhecida como um dos países mais amistosos a refugiados e migrantes da Europa. Nos últimos anos, no entanto, uma onda de recém-chegados fez com que o país estreitasse suas políticas.

Amanhã, domingo, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em São Filipe, na ilha do Fogo, estará em festa pela ordenação presbiteral de um dos seus Filhos, Flávio de Pina, 33 anos, engenheiro das telecomunicações. O nosso online falou com o Frei Flávio que se mostrou disponível para a Igreja e para a sua Ordem. Confira: 

O Elogio da Sede foi o tema que o padre José Tolentino Mendonça propôs ao Papa Francisco, quando este o convidou a orientar os exercícios espirituais da Quaresma para os responsáveis da Cúria Romana. 

No tempo litúrgico que antecede e prepara a Páscoa, os cristãos são chamados a repensar a sua vida à luz da fé que professam. Esse desafio pode assumir a forma de um encontro de reflexão ou meditação, muitas vezes chamado de “exercícios espirituais”, adotando a expressão cunhada por Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas. “Um exercício espiritual é, sobretudo, um momento de encontro, uma viagem ao interior de si, uma abertura ao que pode ser a voz de Deus, um balanço da própria vida”, explicaria Tolentino Mendonça, nesta entrevista.

Foi isso que, durante cinco dias, entre 18 e 23 de Fevereiro, aconteceu em Ariccia, perto de Roma: duas meditações diárias, e o resto do tempo em silêncio, para cada pessoa se confrontar com a reflexão proposta. “O silêncio com que vivemos este retiro podia interpretar-se como uma sede”, acrescentava o padre português.

Rádio Nova Online

Publicidade