14
Sab, Dez

Operação ESER: Ministério Público acusa todas as 11 pessoas envolvidas

Sociedade
Tipografia

Os 11 detidos em janeiro de 2019 pela Polícia Judiciária (PJ), no Porto da Praia, âmbito da Operação ESER foram todos acusados e mandados para o julgamento pelo Ministério Público. 

Através de um comunicado o MP informa que “depois de realizadas todas as diligências que se relevaram úteis à descoberta da verdade material dos factos as investigações no âmbito da operação ESER” eacusa onze indivíduos que, à data dos factos, exerciam funções no navio ESER, por estarem fortemente indiciados da prática de um crime de tráfico de estupefacientes agravado em coautoria material e concurso real com um crime adesão à associação criminosa.

O MP pede ainda que sejam declarados como perdidos a favor do Estado “todos os objetos, bens e produtos apreendidos no âmbito dos referidos autos, em especial, a embarcação ESER, os telemóveis, computadores portáteis, telefone satélite e os equipamentos GPS, por terem servido para a prática do crime em causa, bem como os documentos apreendidos, utilizados na atividade ilícita ou resultado da mesma”.

Recorde-se que oTribunal da Comarca da Praia tinha decretado a prisão preventiva para os onze detidos pela Polícia Judiciária (PJ) em janeira. Aquela operação culminou na apreensão de 9,5 toneladas de cocaína.

 

TN - Redação