18
Qui, Jul

Dia Mundial da Síndrome de Down. "Ninguém seja deixado para trás mais"

Sociedade
Tipografia

Um vídeo denuncia dificuldades de inclusão e de oportunidades. 

 

"Não deixe ninguém para trás". O tema do Dia Mundial da Síndrome de Down de 2019, que é comemorado hoje convida a "não deixar ninguém para trás". Uma reflexão compartilhada pelas associações, que denunciam até que ponto os objetivos de total respeito aos direitos e igualdade de acesso às oportunidades ainda estão distantes. 

CoorDown (Coordenação Nacional das Associações de Pessoas com Síndrome de Down na Itália) relança a campanha de conscientização internacional "Razões para Celebrar" com um vídeo que lembra que, infelizmente, ainda não há muitas razões para comemorar. "Queremos abalar a consciência de todos - explica Antonella Falugiani, a presidente. Enquanto existir no mundo a necessidade deste Dia, significa que ainda temos que trabalhar pelo reconhecimento e valorização da diversidade e por uma profunda mudança cultural em relação à deficiência”.

O tema do Dia retoma os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o plano de ação global que se compromete a "não deixar ninguém para trás". Uma mensagem que se aplica a todos, superando todas as noções de diversidade. 

TN - Redação