21
Dom, Jul

Cabo Verde premiado pela Child & Youth Finance Internacional

Actualidade
Tipografia

Cabo Verde foi premiado pela Child & Youth Finance Internacional com o prémio especial de reconhecimento do país recém-integrado na Global Money Week (GMW) durante a gala de Inclusão Global 2019.

O presidente da PROFIN, António Baptista explica que esse prémio internacional é o resultado das acções promovidas no âmbito das celebrações da Global Money Week, realizado no mês de Março e que teve a liderança do Banco de Cabo Verde (BCV) e a execução da Profin, a parceira da Bolsa de Valores e da AJECON, visando a inclusão financeira das crianças e jovens a.

Child & Youth Finance Internacional é uma entidade internacional que trabalha com inclusão financeira de crianças e jovens que todos anos realiza Global Money Week (a semana global do dinheiro) e Cabo Verde aderiu ao projecto há dois anos, tendo este ano sido reconhecido com esse prémio internacional.

Especialistas da Universidade de Vigo estão em Cabo Verde a ministrar uma formação aos formadores e mentores do programa de empreendedorismo marítimo (EMPREAMAR-CV) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

A formação que tem a duração de quatro dias pretende dotar os formandos de competências técnicas e práticas adequadas, para que estes sejam capazes de potenciar os conhecimentos científicos e técnicos gerado nas instituições para mundo empresarial assegura o coordenador do programa Ailton Moreira.

EMPREAMAR CV é um programa desenvolvido pela Uni-CV em parceira com a Universidade de Vigo, Espanha com o objectivo potencializar o empreendedorismo marítimo em Cabo Verde e promover a criação de empregos para jovens e mulheres caboverdianas.

Para o encarregado de negócios da Embaixada de Espanha em Cabo Verde, Jaime Puyoles, essa parceria visa dar mais coerência às intervenções da cooperação espanhola em Cabo Verde que quer o desenvolvimento de acções que sejam sustentáveis e duráveis.

O programa Empreamar CV, está orçado em cerca de 200 mil euros, aproximadamente 22 mil contos e conta também com a parceira da Pró-empresa, a Business Incabation Center e o INDP.

Um projecto que já vai na segunda fase. Na primeira fase foram selecionados oito projectos, cujas  ideias de negócio estão em fase de incubação.