25
Ter, Jun

Dia Mundial contra o trabalho Infantil: “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar” é o lema do debate promovido pela Acrides

Actualidade
Tipografia

Assinala-se, hoje, 12 de junho, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e a Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides) vai assinalar a data com uma roda de conversa para debater o “Trabalho Infantil versus trabalho doméstico”.

O evento, a ser promovido sobre o lema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar” vai ser realizado, segundo a secretaria executiva da Acrides, Carmem Delgado, em parceria com a CVTelecom.

“O tema visa esclarecer sobre o que é trabalho infantil e trabalho doméstico, visando uma refelxão sobre até que ponto os pais sabem sobre o que é uma e outra, e até onde vai o limite do trabalho que uma criança pode fazer em casa”, disse.

Segundo Carmem Delgado, a intenção é alertar as pessoas sobre o trabalho infantil, mas também informar sobre que tipo de trabalho um familiar pode ensinar uma criança a fazer, visto que não podem ficar em casa sem aprender nada.

A criança, conforme Carmem Delgado, não pode estar numa cozinha frente de um fogão a cozinhar, a trabalhar nas plantações e nem a carregar bóias de água de e para locais distantes.

O evento vai ser organizado em dois tempos, sendo que no período de manhã, do dia 12, está prevista a divulgação de um filme sobre trabalho infantil, na Biblioteca Nha Balila.

No período da tarde vai-se organizar uma roda de debate sobre o tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”.

TN – Redação