19
Dom, Mai

O que é ERIS e quem é o seu primeiro Presidente

Saúde
Tipografia

ERIS, Entidade Reguladora Independente da Saúde foi criada a 10 de janeiro de 2019 através do Decreto-Lei nº 03/2019. Ela vem ocupar o lugar de três outras entidades, entretanto extintas: a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), a Direção Geral de Farmácia (DGF) e a Inspeção Geral da Saúde (IGS).

O que faz a ERIS

A ERIS é uma autoridade administrativa independente, de base institucional, que goza de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Dotada de funções reguladoras, incluindo as de regulamentação, supervisão e sancionamento de infrações. Tem a missão de contribuir para a proteção da saúde pública e dos interesses do cidadão, assegurando um elevado nível de segurança sanitária dos setores objeto de regulação.

A ERIS abrange a regulação técnica e económica, da atividade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, dos setores farmacêutico e alimentar. 

Quem é o PCA da ERIS

Empossado ontem pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, o PAC da ERIS é Eduardo Jorge Monteiro Tavares e terá como administradoras Iris Vasconcelos Matos e Patrícia Miranda Alfama.

Eduardo Jorge Monteiro Tavares possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado em Economia da Saúde e Farmacoeconomia pela Universitat Pompeu Fabra( 2012). Foi Assistente da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Regulação e regulamentação.

TN - Redação 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS