22
Qui, Out

Abertura de voos internacionais será aprovada na quinta-feira através de uma resolução do CM

Economia
Tipografia

O Governo vai aprovar na próxima quinta-feira uma resolução para um retoma dos voos internacionais, anunciou o primeiro-ministro, afirmando que as ilhas do Sal e Boa Vista têm condições para abertura ao turismo.

“No Conselho de Ministros da próxima quinta-feira, o Governo vai aprovar uma resolução que procede à reabertura de voos internacionais nos quatro aeroportos internacionais de Cabo Verde”, anunciou Ulisses Correia e Silva, sem no entanto avançar uma data para essa reabertura.

O primeiro-ministro falava, na cidade da Praia, durante o ato de tomada de posse do novo presidente do Conselho de Administração do Hospital Agostinho Neto, da assinatura de um protocolo entre o Ministério da Saúde e os laboratórios Inpharma, e anunciou algumas medidas ao país.

Cabo Verde está fechado a voos comerciais internacionais desde 19 de março, devido à pandemia de covid-19, tendo anunciado a retoma em 30 de junho, mas com o recrudescer de casos, tanto na Europa como nas ilhas, a retoma foi adiada para a segunda quinzena de agosto, mas não se concretizou.

Desde 01 de agosto que está em vigor um corredor aéreo para voos essenciais entre Lisboa (Portugal) e as ilhas de Santiago e de São Vicente, operados regularmente por duas companhias portuguesas (TAP e SATA) e que obrigam os passageiros, nos dois sentidos, a apresentar testes negativos para a covid-19 realizado com pelo menos 72 horas de antecedência. 

Com a reabertura dos voos comerciais internacionais, Ulisses Correia e Silva disse que haverá um aumento de demanda dos testes, mas garantiu que o protocolo assinado com a Inpharma faz parte das condições que estão a ser elevados para dar resposta em tempo útil.  

“Vamos reforçar a capacidade de realização de testes, reduzir o tempo de resposta aos testes, soluções rápidas de acesso aos resultados a preços mais baixos do que os praticados atualmente”, afirmou o chefe do Governo, anunciando que brevemente disponível disponível uma plataforma digital para que as pessoas obtêm resultado dos seus testes de forma rápida e imediata através do seu telemóvel.

Segundo o primeiro-ministro, as ilhas do Sal e da Boa Vista, as duas mais turísticas do país, já está localizado de centros covid-19 e de serviços de saúde públicos e privados certificados internacionalmente, que as colocações em condições de abertura ao turismo.

“E é importante que, para isso, todos colaboram. As condições institucionais estão determinados, é preciso que os boavistenses e os salenses continuem a fazer um esforço adicional para mantermos muito baixo ou zerarmos os níveis de transmissão nessas duas ilhas e assimmos poder brevemente reabrir essas duas ilhas ao turismo ”, sustentou.

TN com Lusa

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS