09
Qui, Jul

Parceiros Sociais dão aval ao orçamento retificativo, mas apontam preocupações

Economia
Tipografia

O Orçamento Rectificativo foi apresentado, esta sexta-feira, aos parceiros sociais no valor de 75 milhões de contos. Tem um acréscimo de mais 2 milhões de contos do que Orçamento em vigor.

O documento prioriza as áreas da Saúde, a Protecção dos Rendimentos, a Inclusão Social, o Salvamento das Empresas bem geridas, a Educação, uma estratégia de gestão económica ao período pós covid-19 e uma resposta macro económica para o país.
 
A apresentação do Orçamento Rectificativo teve avaliação positiva por parte dos parceiros. Há a previsão da recessão económica. A duplicação do desemprego de 20 mil para 40 mil em decorrência de um défice, que fará aumentar a divida pública.
 
Joaquina Almeida, Secretaria-geral da UNTC-CS, avalia positivamente o instrumento e está "disponível para todo o apoio" visando maior impacto da covid-19, mas diz que não agrega as "preocupações do sector dos transportes, marítimos e aéreos".
 
A CCSL também dá aval ao Orçamento rectificativo. José Manuel Vaz apresentou, ainda assim, algumas preocupações que têm que ver com os trabalhadores do quadro da administração pública.
 
O Governo, pela voz do Vice-Primeiro-ministro e Ministro das Finanças, justifica essas medidas constantes do Orçamento Rectificativo. Olavo Correia aproveita para enumerar algumas medidas que possam contribuir para a retoma económica já em 2021.
 
O Orçamento Rectificativo foi apresentado, esta 6ª feira, aos parceiros sociais. O documento tem um acréscimo de mais 2 milhões de contos do que Orçamento em vigor e ascende ao total de 75 milhões de contos.
 
TN com Informações da RCV

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS