12
Ter, Nov

Governo apresenta novo sistema de avaliação e monitorização do PEDS

Economia
Tipografia

O Governo de Cabo Verde apresentou na Cidade da Praia, um novo sistema de avaliação e monitorização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentado (PEDS 2017-2021). 

Trata-se, segundo o Director Nacional do Planeamento, Gilson de Pina, de um sistema que permite ao Ministério das Finanças fazer a análise para ver se o plano está a ser executado da forma como prevista e fazer as correções lá onde for necessário, por forma a evitar investimentos sem retorno. 

O objectivo acrescenta é ter instrumentos para acompanhar em tempo real os efeitos da implementação dos projectos e programas. 

O sistema vai ser acompanhado de uma plataforma em fase de conclusão.

Para realçar a importância desse sistema Gilson Pina socorre de casos práticos de investimentos que não tiveram efeitos desejados. 

A cerimónia de abertura do workshop de apresentação do sistema foi presidida pelo Secretário de Estado das Finanças. Gilberto Barros realça a necessidade das instituições trabalharem de forma alinhada. 

O PEDS está desenvolvido em 35 programas. Está orçado em mais de um bilhão e meio de dólares, entre capital público e privado, conforme indicou o secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros. 

Neste momento, de acordo com o Director Nacional do Planeamento cerca de 65% do Plano já foi implementado.

 

TN /RN

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS