14
Sex, Dez

Ilha do Sal com capacidade para 750 mil turistas dentro de três anos

Economia
Tipografia

O Presidente da Câmara Municipal do Sal prevê para dentro de três anos uma capacidade local para receber anualmente 750 mil turistas, mas aponta a necessidade de melhorar os transportes marítimos inter-ilhas para potenciar o setor.

Citado pela agência Lusa, Júlio Lopes indica que neste momento o Sal recebe cerca de 500 mil turistas por ano, mas assim que alguns hotéis e 'resorts' ficarem concluídos a ilha terá capacidade para receber 750 mil turistas por ano.

E com "mais alguns investimentos", o presidente da Câmara Municipal disse que a só a ilha do Sal poderá chegar a um milhão de turistas por ano dentro de seis anos.

"Só esses hotéis em construção já representam um salto importante em termos de oferta turística e há vários outros projetos em pipeline", avançou o edil à Lusa, indicando que os investimentos que estão a ser feitos em pelo menos cinco hotéis representam mais de 20% da oferta atual.

Relativamente à ilha do Sal, Júlio Lopes adiantou que o problema dos terrenos é ainda necessário resolver: "É imperioso que os terrenos sejam desbloqueados para que possa haver mais investimentos e possamos rapidamente atingir esse objetivo de um milhão de turistas".

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), Cabo Verde recebeu 716 mil turistas no ano passado, num crescimento de 11,2% relativamente ao ano anterior.

A ilha do Sal foi a mais procurada pelos turistas, representando cerca de 47,9% das entradas nos estabelecimentos hoteleiros, seguida da ilha da Boavista, com 28,8%, e de Santiago com 10,9%.

O Governo estima receber 1,14 milhões de turistas por ano no final da legislatura, em 2021, e tem um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, em que prevê receber 3.15 milhões de turistas até 2030.

TN/Lusa

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS