19
Seg, Nov

Turquia inaugurou o maior aeroporto do mundo

Economia
Tipografia

Dez anos de construção e cerca de 4,5 mil milhões de euros depois, a cidade de Istambul estreou ontem o aeroporto que vai ter capacidade para 200 milhões de passageiros por ano.

 

O presidente turco Recep Erdogan inaugurou ontem o novo Aeroporto Internacional de Istambul que duplica aquela que era, até agora, considerada a maior plataforma de aviação do mundo, em Atlanta, nos EUA.

O novo aeroporto vai receber, numa primeira fase, cerca de 90 milhões de passageiros por ano, mas estima-se que venha a ser passagem para 200 milhões quando estiver na sua capacidade de rotina. Situado na costa do Mar Negro, custou cerca de 4,5 mil milhões de euros e foi construído por 36 mil trabalhadores em 10 anos. Nos últimos dias houve ordens para se acelerar os retoques finais para que a inauguração fosse ontem, dia em que se comemora o 95.º aniversário da fundação da República da Turquia.

O principal aeroporto de Istambul, Mustafa Kemal Ataturh (considerado o pai da Turquia moderna) vai ser encerrado até ao final do ano, embora se mantenha em funcionamento o Sabiha Gokcen, no lado asiático da cidade. A nova plataforma, quando estiver totalmente completa, contará com seis pistas e três terminais e a mais moderna tecnologia numa área que se estende por 76 quilómetros quadrados.

A construção ficou marcada pela morte de vários trabalhadores, segundo líder da União dos Trabalhadores da Construção, devido à pressa em terminar a obra. “Este aeroporto tornou-se um cemitério”, referiu à Associated Press. O sindicato diz que morreram 37 pessoas em acidentes de trabalho, mas há outras 100 ainda por identificar. Há uns meses, o ministro do Trabalho dizia que os trabalhadores morreram devido a “problemas de saúde e acidentes de viação”.

A inauguração de ontem foi um ato simbólico, dado que o número de voos até ao final do ano está ainda limitado.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS